2 Crônicas 14

4 Então Abias descansou com os seus antepassados, e o enterraram na Cidade de Davi; e Asa, seu filho, tornou-se rei no seu lugar. Nos seus dias a terra teve descanso por dez anos.
Asa fez o que era bom e certo aos olhos de Jeová, seu Deus.
Removeu os altares de deuses estrangeiros e os altos sagrados, despedaçou as colunas sagradas e derrubou os postes sagrados.
Além disso, ele ordenou a Judá que buscassem a Jeová, o Deus dos seus antepassados, e obedecessem à Lei e aos mandamentos.
Assim, Asa removeu os altos sagrados e os altares de incenso de todas as cidades de Judá, e o reino continuou a ter paz sob o seu domínio.
Ele construiu cidades fortificadas em Judá, pois a terra estava em paz e não houve guerra contra ele durante esses anos, visto que Jeová lhe deu descanso.
Ele disse a Judá: “Vamos construir estas cidades e fazer ao redor delas muralhas e torres, portões e trancas. Pois a terra ainda está em nosso poder, visto que buscamos a Jeová, nosso Deus. Buscamos a ele, e ele nos descanso de todos os inimigos ao nosso redor.” Assim, eles foram bem-sucedidos na construção.
Asa tinha um exército de 300.000 homens de Judá, equipados com escudos grandes e lanças. De Benjamim, havia 280.000 guerreiros valentes que portavam escudos pequenos e estavam armados com arcos.
Mais tarde Zerá, o etíope, veio contra eles com um exército de 1.000.000 de homens e 300 carros de guerra. Quando ele chegou a Maressa,
Asa saiu para lutar contra ele, e eles se puseram em formação de batalha no vale de Zefata, em Maressa.
Então Asa invocou a Jeová, seu Deus, dizendo: “Ó Jeová, para ti não faz diferença se aqueles que tu ajudas são numerosos ou fracos. Ajuda-nos, ó Jeová, nosso Deus, pois confiamos em ti, e em teu nome viemos contra esta multidão. Ó Jeová, tu és o nosso Deus. Não deixes que nenhum homem mortal se mostre mais forte do que tu.”
Assim, Jeová derrotou os etíopes diante de Asa e de Judá, e os etíopes fugiram.
Asa e o exército que estava com ele os perseguiram até Gerar, matando os etíopes até que não restou nenhum deles vivo, pois sofreram uma derrota esmagadora diante de Jeová e diante do seu exército. Depois os homens de Judá tomaram uma quantidade muito grande de despojo.
Além disso, atacaram todas as cidades ao redor de Gerar, pois elas estavam apavoradas por causa de Jeová; e saquearam todas as cidades, pois havia muito despojo nelas.
Também atacaram as tendas dos que tinham rebanhos e tomaram um grande número de ovelhas e camelos, depois voltaram a Jerusalém.