2 Crônicas 13
Ele reinou por três anos em Jerusalém. O nome da sua mãe era Micaías, filha de Uriel de Gibeá. E houve guerra entre Abias e Jeroboão.
Assim, Abias foi à guerra com um exército de 400.000 guerreiros valentes e treinados. E Jeroboão pôs-se em formação de batalha contra ele com 800.000 homens treinados, guerreiros valentes.
Então Abias ficou de pé no monte Zemaraim, que fica na região montanhosa de Efraim, e disse: “Ouçam-me, ó Jeroboão e todo o Israel.
Vocês não sabem que Jeová, o Deus de Israel, deu a Davi um reino sobre Israel para sempre, a ele e aos seus filhos, por meio de um pacto de sal?
Mas Jeroboão, filho de Nebate, servo de Salomão, filho de Davi, levantou-se contra o seu senhor e rebelou-se.
Então homens vadios, imprestáveis, juntaram-se a ele. E eles se mostraram superiores a Roboão, filho de Salomão, pois Roboão era jovem e inseguro, e não pôde oferecer resistência a eles.
“E agora vocês pensam que podem se sair bem contra o reino de Jeová nas mãos dos filhos de Davi só porque vocês são uma grande multidão e têm os bezerros de ouro que Jeroboão fez para serem os seus deuses.
Não foram vocês que expulsaram tanto os sacerdotes de Jeová, os descendentes de Arão, como os levitas, e designaram os seus próprios sacerdotes, assim como os povos das outras terras? Qualquer um que chegasse trazendo um novilho e sete carneiros podia se tornar sacerdote de ídolos que não são deuses.
Quanto a nós, Jeová é o nosso Deus, e nós não o abandonamos; nossos sacerdotes, os descendentes de Arão, estão servindo a Jeová, e os levitas os ajudam no trabalho.
Eles fazem fumegar ofertas queimadas a Jeová todos os dias, de manhã e ao anoitecer, além de incenso perfumado. Os pães da proposição estão sobre a mesa de ouro puro, e eles sempre acendem o candelabro de ouro e suas lâmpadas ao anoitecer. Pois nós estamos cuidando da nossa responsabilidade para com Jeová, nosso Deus, mas vocês o abandonaram.
Agora vejam! O verdadeiro Deus está conosco, liderando-nos, e também os seus sacerdotes com as trombetas, para dar o toque de guerra contra vocês. Ó homens de Israel, não lutem contra Jeová, o Deus dos seus antepassados, pois vocês não serão bem-sucedidos!”
Mas Jeroboão armou uma emboscada atrás deles, de modo que o exército de Jeroboão estava na frente de Judá e os homens da emboscada estavam atrás.
Quando os homens de Judá se viraram, perceberam que estavam sendo atacados tanto pela frente como pela retaguarda. Então começaram a clamar a Jeová, ao passo que os sacerdotes tocavam alto as trombetas.
Os homens de Judá deram um grito de guerra. Quando os homens de Judá deram o grito de guerra, o verdadeiro Deus derrotou Jeroboão e todo o Israel diante de Abias e de Judá.
Os israelitas fugiram diante de Judá, e Deus os entregou nas mãos deles.
Abias e seus homens realizaram uma grande matança, de modo que 500.000 homens treinados de Israel morreram.
Assim, os homens de Israel foram humilhados naquela ocasião, mas os homens de Judá se mostraram superiores, porque confiaram em Jeová, o Deus dos seus antepassados.
Abias continuou a perseguir Jeroboão e tomou dele cidades: Betel e suas aldeias dependentes, Jesana e suas aldeias dependentes, e Efrom e suas aldeias dependentes.
E Jeroboão nunca mais recuperou o seu poder na época de Abias; depois Jeová o golpeou, e ele morreu.
Mas Abias ficou mais forte. Com o tempo tomou 14 esposas e tornou-se pai de 22 filhos e 16 filhas.
E os outros acontecimentos da história de Abias, suas ações e suas palavras, estão registrados nos escritos do profeta Ido.