2 Coríntios 8

8 Agora, irmãos, queremos que vocês saibam da bondade imerecida de Deus que foi concedida às congregações da Macedônia.
Mesmo sob aflição durante uma grande prova, a imensa alegria e a extrema pobreza deles fizeram transbordar as riquezas de sua generosidade.
Pois o que eles fizeram foi segundo seus recursos, sim, sou testemunha de que foi até mesmo além de seus recursos;
eles nos suplicavam insistentemente, de sua própria iniciativa, pelo privilégio de dar bondosamente, para participar no serviço de ajuda aos santos.
E fizeram mais do que esperávamos, visto que se entregaram primeiramente ao Senhor e a nós, pela vontade de Deus.
Assim, incentivamos Tito a terminar a coleta da bondosa dádiva de vocês, visto que ele havia iniciado esse trabalho no seu meio.
Portanto, assim como vocês são ricos em tudo em fé, em palavra, em conhecimento, em toda a diligência e em nosso amor por vocês —, sejam ricos também no que se refere a essa bondosa dádiva.
Não digo isso como uma ordem, mas para informá-los da diligência de outros e para pôr à prova a sinceridade do amor de vocês.
Pois vocês conhecem a bondade imerecida do nosso Senhor Jesus Cristo: embora fosse rico, tornou-se pobre por causa de vocês, para que vocês se tornassem ricos por meio da pobreza dele.
E a esse respeito dou a minha opinião: cuidar disso é para o seu próprio bem, visto que faz um ano que vocês não somente iniciaram essa obra, mas também mostraram o desejo de fazê-la.
Agora, então, terminem o que começaram, de modo que a sua prontidão para agir seja completada segundo os recursos que têm à disposição.
Pois, se existe a prontidão, a dádiva é especialmente aceitável segundo o que a pessoa tem, não segundo o que a pessoa não tem.
Porque não quero aliviar outros e sobrecarregar vocês;
mas, por meio de uma compensação, que o excedente que agora vocês têm supra a necessidade deles, a fim de que o excedente deles também supra a carência de vocês, e desse modo haja uma compensação.
Assim como está escrito: “Quem tinha muito não teve demais, e quem tinha pouco não teve de menos.”
Graças sejam dadas a Deus por ter colocado no coração de Tito a mesma preocupação sincera que temos por vocês,
porque ele não correspondeu ao nosso incentivo, mas, como tem muito boa vontade, está indo visitá-los por iniciativa própria.
Nós, porém, estamos enviando junto com ele o irmão que tem sido elogiado em todas as congregações por causa do que está fazendo pelas boas novas.
Não isso, mas ele também foi designado pelas congregações para ser nosso companheiro de viagem ao cuidarmos dessa bondosa dádiva para a glória do Senhor e como prova da nossa prontidão em ajudar.
Estamos assim evitando que alguém nos critique com relação a essa contribuição generosa da qual estamos cuidando.
Pois ‘cuidamos de tudo honestamente, não somente à vista de Jeová, mas também à vista dos homens’.
Além disso, estamos enviando com eles o nosso irmão, cuja diligência comprovamos muitas vezes e em muitos assuntos; mas ele agora se mostra ainda mais diligente por causa da grande confiança que tem em vocês.
No entanto, se houver qualquer dúvida quanto a Tito, ele é meu companheiro e colaborador a favor dos interesses de vocês; ou, se houver dúvidas quanto aos nossos irmãos, eles são enviados das congregações e uma glória para Cristo.
Portanto, deem a eles provas do seu amor e mostrem às congregações o motivo de falarmos com orgulho a respeito de vocês.