2 Coríntios 7
7 Portanto, amados, visto que temos essas promessas, purifiquemo-nos de toda imundície da carne e do espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus.
Deem lugar a nós no seu coração. Não fizemos injustiça a ninguém, não corrompemos a ninguém, não nos aproveitamos de ninguém.
Não digo isso para condenar vocês. Pois eu já disse que vocês estão no nosso coração, para morrer conosco e para viver conosco.
Uso de muita franqueza ao falar com vocês. Tenho muito orgulho de vocês. Estou plenamente consolado; estou transbordando de alegria em toda a nossa aflição.
De fato, quando chegamos à Macedônia, não tivemos alívio, mas continuamos a ser afligidos de todos os modos — havia lutas por fora, temores por dentro.
Mas Deus, que consola os desanimados, nos consolou com a presença de Tito;
e não somente com a presença dele, mas também com o consolo que ele recebeu por causa de vocês, pois ele nos contou do seu desejo de me ver, da sua profunda tristeza, da sua sincera preocupação por mim; de modo que me alegrei ainda mais.
Pois, mesmo que eu os tenha entristecido com a minha carta, não lamento isso. Embora a princípio eu tenha lamentado (porque vejo que a carta os entristeceu, ainda que por pouco tempo),
agora me alegro, não porque vocês foram entristecidos, mas porque a sua tristeza os levou ao arrependimento. Pois vocês foram entristecidos segundo a vontade de Deus, e assim não foram prejudicados em nada por nossa causa.
Porque a tristeza segundo a vontade de Deus produz o arrependimento que leva à salvação, e disso ninguém se lamentará; mas a tristeza do mundo produz a morte.
Pois vejam que diligência a sua tristeza segundo a vontade de Deus produziu em vocês: fez com que se reabilitassem, que ficassem indignados, que tivessem temor, desejo sincero e zelo, que corrigissem o erro! Vocês demonstraram em todos os sentidos que são puros nesse assunto.
Embora eu tenha escrito a vocês, não fiz isso por causa daquele que cometeu o erro, nem daquele contra quem se cometeu o erro, mas para que ficasse clara entre vocês, à vista de Deus, a sua diligência em nos obedecer.
É por isso que fomos consolados. Mas, além do consolo que recebemos, nós nos alegramos ainda mais por causa da alegria de Tito, porque todos vocês reanimaram o espírito dele.
Pois, se eu falei de vocês para ele com orgulho, não fui envergonhado; mas, assim como tudo o que dissemos a vocês era verdade, também se mostrou verdadeiro aquilo que falamos a Tito com orgulho.
Além disso, os ternos sentimentos dele por vocês aumentam quando ele se lembra da obediência de todos vocês, de como o receberam com temor e tremor.
Eu me alegro porque em tudo posso ter confiança em vocês.