2 Coríntios 3
3 Estamos começando a recomendar a nós mesmos novamente? Ou será que precisamos, como alguns, de cartas de recomendação para vocês ou da parte de vocês?
Vocês mesmos são a nossa carta, escrita no nosso coração, conhecida e lida por toda a humanidade.
Porque é evidente que vocês são carta de Cristo, escrita por nós como ministros, não com tinta, mas com o espírito de um Deus vivente; não em tábuas de pedra, mas em tábuas carnais, em corações.
Temos tal confiança em Deus por meio do Cristo.
Não que estejamos qualificados por nós mesmos para considerar que qualquer coisa venha de nós, mas a nossa qualificação vem de Deus,
que de fato nos habilitou para sermos servos de um novo pacto, não de um código escrito, mas do espírito; pois o código escrito condena à morte, mas o espírito dá vida.
Ora, se o código que ministra a morte e que foi gravado com letras em pedras veio com tal glória que os filhos de Israel não podiam olhar para o rosto de Moisés por causa da glória do seu rosto, glória que seria eliminada,
não deveria a ministração do espírito ter uma glória ainda maior?
Pois, se o código que ministrava a condenação era glorioso, quanto mais gloriosa seria a ministração da justiça!
De fato, mesmo aquilo que no passado havia sido feito glorioso perdeu a glória por causa da glória que lhe é superior.
Pois, se aquilo que seria eliminado foi introduzido com glória, quanto maior seria a glória daquilo que permanece!
Visto que temos tal esperança, falamos com muita confiança,
e não fazemos como Moisés, que colocava um véu sobre o rosto para que os filhos de Israel não fixassem os olhos no fim daquilo que seria eliminado.
Mas a mente deles ficou insensível. Pois até hoje, quando o antigo pacto é lido, o mesmo véu permanece sem ser levantado, visto que ele só é removido por meio de Cristo.
De fato, até hoje, sempre que Moisés é lido, um véu cobre o coração deles.
Mas, quando alguém se volta para Jeová, o véu é retirado.
E todos nós, ao passo que com o rosto descoberto refletimos como um espelho a glória de Jeová, somos transformados nessa mesma imagem, com mais e mais glória, exatamente como Jeová, o Espírito, o faz.