2 Coríntios 2
Porque, se eu os entristecer, quem haverá para me alegrar, a não ser aqueles que eu tiver entristecido?
Escrevi o que escrevi para que, quando eu for aí, não fique triste por causa daqueles que deveriam me alegrar; porque tenho confiança de que o que me traz alegria traz a mesma alegria a todos vocês.
Pois eu lhes escrevi com muita aflição e angústia de coração, com muitas lágrimas, não para entristecê-los, mas para que soubessem do profundo amor que tenho por vocês.
Ora, se alguém causou tristeza, ele entristeceu não a mim, mas a todos vocês, até certo ponto — para não ser severo demais no que digo.
Essa censura da parte da maioria é suficiente para esse homem;
agora, ao contrário, vocês devem perdoá-lo bondosamente e consolá-lo, para que ele não seja vencido pela excessiva tristeza.
Eu os exorto, portanto, a reafirmar o seu amor por ele.
Pois é também por isso que lhes escrevi: para ver se vocês dariam provas de que são obedientes em todas as coisas.
Se vocês perdoarem alguém por alguma coisa, eu também perdoo. De fato, o que perdoei (se eu tiver perdoado alguma coisa), foi para o bem de vocês, à vista de Cristo,
Quando cheguei a Trôade para declarar as boas novas a respeito do Cristo, e foi aberta para mim uma porta na obra do Senhor,
meu espírito não teve alívio porque não achei Tito, meu irmão. Então me despedi dos irmãos dali e parti para a Macedônia.
Mas graças sejam dadas a Deus, que sempre nos conduz num desfile triunfal em companhia do Cristo e, por nosso intermédio, espalha o aroma do conhecimento dele por toda a parte!
Pois para Deus somos aroma agradável de Cristo, entre os que estão a caminho da salvação e entre os que estão a caminho da destruição
— para estes últimos, cheiro de morte que leva à morte; para os primeiros, aroma de vida que leva à vida. E quem está qualificado para isso?
Nós estamos, pois não somos vendedores ambulantes da palavra de Deus, como muitos são, mas falamos com toda a sinceridade como enviados por Deus, sim, à vista de Deus e na companhia de Cristo.