1 Samuel 4
4 E a palavra de Samuel se espalhou por todo o Israel. Então Israel saiu para enfrentar os filisteus em batalha; os israelitas se acamparam junto a Ebenezer, e os filisteus estavam acampados em Afeque.
Os filisteus se puseram em formação de batalha para enfrentar Israel. Mas a batalha foi difícil, e Israel foi derrotado pelos filisteus, que mataram cerca de 4.000 homens no campo de batalha.
Quando os soldados voltaram ao acampamento, os anciãos de Israel disseram: “Por que Jeová permitiu que fôssemos derrotados hoje pelos filisteus? Vamos trazer a Arca do Pacto de Jeová de Silo, para que ela esteja conosco e nos salve das mãos dos nossos inimigos.”
Portanto, enviaram mensageiros a Silo e trouxeram de lá a Arca do Pacto de Jeová dos exércitos, que está sentado em seu trono acima dos querubins. E Hofni e Fineias, os dois filhos de Eli, acompanharam a Arca do Pacto do verdadeiro Deus.
Assim que a Arca do Pacto de Jeová entrou no acampamento, todos os israelitas começaram a gritar, de modo que a terra tremeu.
Quando os filisteus ouviram a gritaria, disseram: “Que gritaria é essa no acampamento dos hebreus?” Por fim, ficaram sabendo que a Arca de Jeová tinha chegado ao acampamento.
Os filisteus ficaram com medo e disseram: “Deus chegou ao acampamento!” Também disseram: “Ai de nós, pois algo assim nunca aconteceu antes!
Ai de nós! Quem nos salvará das mãos desse Deus majestoso? Esse é o Deus que golpeou o Egito com todo tipo de pragas no deserto.
Tenham coragem, sejam homens, ó filisteus, para que vocês não sirvam aos hebreus assim como eles serviram a vocês. Sejam homens e lutem!”
Assim, os filisteus lutaram e derrotaram os israelitas, que fugiram cada um para a sua tenda. A matança foi muito grande, caíram 30.000 soldados de Israel.
Um homem de Benjamim saiu correndo do campo de batalha e chegou naquele dia a Silo com as roupas rasgadas e com terra na cabeça.
Quando o homem chegou, Eli estava sentado na cadeira à beira da estrada, vigiando, porque seu coração estava tremendo por causa da Arca do verdadeiro Deus. O homem entrou na cidade para dar a notícia, de modo que a cidade inteira começou a clamar.
Quando Eli ouviu o som do clamor, perguntou: “Que tumulto é esse?” Então o homem correu para dar a notícia a Eli.
(Eli tinha 98 anos de idade e seus olhos não se mexiam; ele não enxergava.)
Então o homem disse a Eli: “Eu vim do campo de batalha! Hoje mesmo fugi de lá.” Eli perguntou: “O que aconteceu, meu filho?”
E o homem que trazia a notícia disse: “Israel fugiu dos filisteus e o exército sofreu uma grande derrota; além disso, seus dois filhos, Hofni e Fineias, morreram, e a Arca do verdadeiro Deus foi tomada.”
No momento em que ele mencionou a Arca do verdadeiro Deus, Eli caiu da cadeira para trás, ao lado do portão, quebrou o pescoço e morreu, pois era idoso e pesado. Ele havia julgado Israel por 40 anos.
Sua nora, esposa de Fineias, estava grávida, perto de dar à luz. Quando ela ficou sabendo que a Arca do verdadeiro Deus havia sido tomada e que seu sogro e seu marido tinham morrido, ela se curvou e de repente entrou em trabalho de parto e deu à luz.
Quando estava morrendo, as mulheres que estavam com ela disseram: “Não tenha medo, você deu à luz um filho.” Ela não respondeu, nem deu atenção a isso.
Mas chamou o menino de Icabode, e disse: “A glória exilou-se de Israel.” Ela disse isso porque a Arca do verdadeiro Deus tinha sido tomada e porque seu sogro e seu marido tinham morrido.
Ela disse: “A glória exilou-se de Israel, porque a Arca do verdadeiro Deus foi tomada.”