1 Samuel 3

3 Enquanto isso, o menino Samuel servia a Jeová diante de Eli. Mas a palavra de Jeová havia ficado rara naqueles dias; as visões não eram frequentes.
Certo dia, Eli estava deitado no lugar de costume, e sua vista estava fraca; ele não conseguia enxergar.
A lâmpada de Deus ainda não tinha sido apagada, e Samuel estava deitado no templo de Jeová onde se encontrava a Arca de Deus.
Então Jeová chamou Samuel. Ele respondeu: “Estou aqui.”
Ele correu até Eli e disse: “Estou aqui; o senhor me chamou?” Ele disse: “Não o chamei. Volte a se deitar.” Portanto, ele foi e se deitou.
Jeová o chamou novamente: “Samuel!” Então Samuel se levantou e foi até Eli, e disse: “Estou aqui, pois o senhor me chamou.” Mas ele disse: “Não o chamei, meu filho. Volte a se deitar.”
(Samuel ainda não conhecia a Jeová, e a palavra de Jeová ainda não tinha sido revelada a ele.)
E Jeová chamou novamente, pela terceira vez: “Samuel!” Assim, ele se levantou, foi a Eli e disse: “Estou aqui, pois o senhor me chamou.” Então Eli se deu conta de que era Jeová quem estava chamando o menino.
Por isso, Eli disse a Samuel: “Vá se deitar; se ele o chamar de novo, diga: ‘Fala, Jeová, pois o teu servo está escutando.’” E Samuel foi se deitar no seu lugar.
Jeová veio, ficou ali e o chamou como das outras vezes: “Samuel, Samuel!” E Samuel disse: “Podes falar, pois o teu servo está escutando.”
Jeová disse a Samuel: “Vou fazer algo em Israel que fará tinir os ouvidos de quem ouvir a respeito disso.
Naquele dia, trarei contra Eli tudo o que eu disse a respeito da casa dele, do começo ao fim.
Diga-lhe que vou executar um julgamento definitivo contra a casa dele pelo erro que ele sabe bem qual é, pois os filhos dele estão amaldiçoando a Deus e ele não os repreende.
É por isso que jurei à casa de Eli que o erro da casa de Eli nunca será expiado com sacrifícios ou com ofertas.”
Samuel ficou deitado até a manhã; então abriu as portas da casa de Jeová. Samuel estava com medo de contar a Eli a visão que havia tido.
Mas Eli chamou Samuel: “Samuel, meu filho!” Ele respondeu: “Estou aqui.”
Eli perguntou: “O que foi que ele disse a você? Por favor, não esconda nada de mim. Que Deus o castigue, e que o faça severamente, se você esconder de mim uma palavra de tudo o que ele falou.”
Portanto, Samuel lhe contou tudo e não escondeu nada. Eli disse: “É Jeová. Que ele faça o que for bom aos seus olhos.”
Samuel continuou a crescer, e o próprio Jeová estava com ele e não deixou que nenhuma de todas as suas palavras ficasse sem se cumprir.
Todo o Israel, desde até Berseba, percebeu que Samuel tinha sido escolhido como profeta de Jeová.
E Jeová continuou a aparecer em Silo, pois foi em Silo que Jeová se revelou a Samuel por meio da palavra de Jeová.