Diálogo de Justino Mártir com Trifão 73
, eliminaram estas curtas expressões: “Do alto do madeiro”. Porque dizendo a palavra: Dizei entre as nações: o Senhor reina do alto do madeiro, deixaram apenas: “Dizei entre as nações: o Senhor reina”.
Entre as nações, nunca se referiu a homem nenhum de vossa descendência como Deus e Senhor, que tenha reinado, exceto desse que foi crucificado, do qual, no mesmo salmo, o Espírito Santo nos diz que se salvou e ressuscitou, dando- nos a entender que não é semelhante aos deuses das nações; estes, de fato, são apenas imagens de demônios.
E para que compreendais o que estou dizendo, vou recitar-vos todo o salmo, que assim diz: “Cantai ao Senhor um cântico novo; cantai ao Senhor, terra inteira; cantai ao Senhor e bendizei o seu nome. Levai dia a dia a boa nova da sua salvação. Anunciai entre as nações a sua glória, em todos os povos as suas maravilhas. Porque o Senhor é grande e muito digno de louvor. Ele é terrível sobre todos os deuses. Porque todos os deuses das nações são demônios, mas o Senhor fez os céus. Louvor e beleza estão diante dele, santidade e magnificência estão em seu santuário. Levai ao Senhor, famílias das nações, levai ao Senhor glória e honra. Levai ao Senhor glória em seu nome.
Tomai sacrifícios e entrai em seus átrios, adorai ao Senhor em seu átrio santo. Que a terra inteira estremeça em sua presença. Dizei entre as nações: O Senhor reina do alto do madeiro. Porque ele endireitou a terra, que não se abalará. Julgará os povos com retidão. Alegrem-se os céus e regozije-se a terra; estremeça o mar e tudo o que ele contém. Todas as árvores do bosque se alegrarão na presença do Senhor, porque ele vem, porque vem para julgar a terra. Julgará o orbe da terra com justiça e os povos com a sua verdade”.
Trifão disse:
— Se, de fato, nossos chefes do povo suprimiram algo das Escrituras, como tu dizes, é coisa que só Deus sabe; contudo, parece incrível.
Eu repliquei:
— Sim, parece incrível, porque isso é mais terrível do que ter fabricado o bezerro de ouro, depois de terem sido saciados na terra com o maná celestial; é mais terrível do que sacrificar os filhos aos demônios e matar os próprios profetas. Entretanto, agis como se não tivésseis ouvido as Escrituras que eu vos disse que eles suprimiram. De fato, para demonstrar as questões que discutimos, são suficientes e até sobram as que foram citadas e as que vos citarei daquelas que são conservadas por vós.