Diálogo de Justino Mártir com Trifão 62

Amigos, foi do mesmo modo que a palavra de Deus se expressou pela boca de Moisés ao indicar-nos que o Deus que se manifestou a nós falou a mesma coisa na criação do homem, dizendo estas palavras: “Façamos o homem à nossa imagem e semelhança. Que ele domine sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre as feras, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam sobre a terra. E Deus fez o homem; à imagem de Deus o fez; macho e fêmea os fez. E Deus os abençoou, dizendo: Crescei e multiplicai-vos, enchei a terra e dominai sobre ela”.
Para que não deturpeis as palavras citadas e digais o que dizem os vossos mestres, que Deus se dirigiu a si mesmo ao dizer “façamos”, como nós, ao fazer algo, dizemos “façamos”, ou que falou com os elementos, isto é, com a terra e outras coisas de que sabemos que o homem é composto, e a eles disse “façamos”, citar-vos-ei agora outras palavras do mesmo Moisés. Através delas, sem nenhuma discussão possível, temos de reconhecer que Deus conversou com alguém que era numericamente distinto e igualmente racional.
Ei-las: “Eis que Adão se tornou como um de nós para conhecer o bem e o mal”. Portanto, ao dizer “como um de nós”, indica o número dos que entre si conversam e que, no mínimo, são dois. Não posso aceitar como verdadeiro o que dogmatiza aquela que entre vós se chama heresia, nem os seus mestres são capazes de provar que Deus fala com anjos ou que o corpo humano é obra de anjos.
Mas esse gerado, emitido realmente pelo Pai, estava com ele antes de todas as criaturas e com ele o Pai conversa, como nos manifestou a palavra por meio de Salomão, ao dizer-nos que, antes de todas as criaturas, foi gerado por Deus como princípio e progênie esse mesmo que é chamado sabedoria por Salomão.
Eu continuei:
A mesma coisa se diz pela revelação feita a Josué, filho de Nave. E para que, por esta passagem, vejais com clareza o que vos digo, escutai o que se narra no livro de Josué.
É o seguinte: “Quando Josué estava em Jericó, aconteceu que, levantando os olhos, ele viu um homem de diante de si. diantando-se, Josué perguntou: ‘És um dos nossos ou dos inimigos?’ Ele replicou: ‘Eu sou o chefe do exército do Senhor e acabei de chegar’. Então Josué se prostrou com o rosto por terra e lhe disse: ‘Senhor, o que ordenas ao teu servo?’ O chefe do exército do Senhor disse a Josué: ‘Desata as sandálias de teus pés, porque o lugar em que estás é terra santa’. Jericó estava fechada e fortificada e ninguém saía dela. O Senhor disse a Josué: ‘Vê. Entrego-te Jericó submissa, juntamente com o rei que nela reside, por mais poderosos que sejam por sua força’ ”.