Diálogo de Justino Mártir com Trifão 55
Existe outro Deus?
A isso Trifão respondeu:
— Se conseguires confirmar essa tua tese com outros argumentos, levaremos em conta essa interpretação que aqui nos dás. Por enquanto, retoma o fio do teu discurso e demonstra-nos que o Espírito profético afirma existir outro Deus além do Criador do universo, evitando, porém, falar-nos do sol e da lua, a respeito dos quais está escrito que Deus permitiu que os pagãos adorassem como deuses. Usando exatamente essa passagem, os profetas dizem com frequência: “O teu Deus é o Deus dos deuses e o Senhor dos senhores”, acrescentando muitas vezes: “O grande, forte e temível”.
Com efeito, não se diz isso como se eles realmente fossem deuses. A Escritura quer nos ensinar que somente o Deus verdadeiro, que fez o universo, é o Senhor dos supostos deuses e senhores. De fato, para convencer-nos disso, o Espírito Santo diz por meio do santo Davi: “Os deuses das nações” — considerados como deuses — “são imagens de demônios e não deuses”, e acrescenta uma maldição contra aqueles que os fazem e os adoram.
Eu interrompi:
— Trifão, não são essas as provas que eu vos queria apresentar, pois sei que com esses textos condenam-se os que adoram isso e outras coisas semelhantes, mas outras provas que ninguém conseguirá contradizer. Parecerão estranhas a ti, por mais que as leiais todos os dias. Então podereis compreender que, por causa de vossa maldade, Deus vos ocultou a sabedoria contida em suas palavras, com exceção de alguns, aos quais, pela graça de sua grande misericórdia, como disse Isaías, deixou como semente para a salvação, como Sodoma e Gomorra. Prestai, portanto, atenção às citações que farei das santas Escrituras. Elas não necessitarão de interpretação, mas apenas de serem ouvidas.