Diálogo de Justino Mártir com Trifão 52

Outras profecias e figuras do AT

Eu acrescentei:
Também pelo patriarca Jacó foi profetizado que haveria duas vindas de Cristo: que na primeira ele seria mortal, que, depois de ele vir, não haveria mais na vossa descendência nem rei nem profeta e que as nações que cresceriam nesse Cristo passível esperariam mais uma vez por sua vinda. Todavia, por isso mesmo o Espírito Santo falou por comparação e misteriosamente.
De qualquer modo, ele assim anuncia: “Judá, os teus irmãos te louvaram, tuas mãos sobre o dorso dos teus inimigos e os filhos de teu pai se prostrarão diante de ti. Judá é filhote de leão. Desde o teu nascimento, meu filho, subiste. Deitou-se como um leão e como filhote de leão. Quem o despertará? Não faltará um príncipe de Judá, nem um chefe saído de seus músculos, até que chegue o que está reservado para ele. Ele será a esperança das nações, amarrando o jumentinho à videira e à parreira o filhote de sua jumenta. Lavará no vinho a sua veste e no sangue da uva as suas roupas. Seus olhos estão vermelhos do vinho e seus dentes brancos como o leite”
que nunca faltou em vossa descendência nem profeta nem príncipe, desde que ela se iniciou até que Jesus Cristo nasceu e sofreu, não teríeis a insensatez e ousadia de negá-lo, nem poderíeis demonstrar a vossa negação. Com efeito, Herodes, sob o qual Cristo sofreu, embora afirmeis que ele era natural de Ascalon, todavia dizeis que foi sumo sacerdote na vossa descendência. De modo que desde então tivestes quem fizesse as ofertas conforme a lei de Moisés e observasse as outras prescrições legais, e também profetas que se sucederam até João o mesmo que aconteceu quando o povo foi transportado para a Babilônia, depois que a terra foi tomada pelas armas e os vasos sagrados foram saqueados e, por conseguinte, não faltou profeta entre vós para ser Senhor, guia e príncipe do vosso povo. De fato, sabe-se que o Espírito que habitava nos profetas também os ungia e estabelecia os reis.
Por outro lado, depois da aparição e morte de Jesus, nosso Cristo, na vossa descendência de nenhum lado surgiu nem surge profeta algum. Deixastes até de estar submetidos a um rei próprio e, por fim, vossa terra foi devastada e abandonada como guarita no meio da plantação.
E a Escritura diz por meio de Jacó: “Ele será a esperança das nações”, dando a entender simbolicamente as duas vindas de Cristo e que as nações creriam, fato que podeis comprovar com os próprios olhos. Com efeito, nós, que viemos de todas as nações, nos tornamos religiosos e justos pela em Jesus Cristo e esperamos novamente a sua vinda.