Diálogo de Justino Mártir com Trifão 50
João Batista: o precursor
Trifão observou:
— Parece-me que estás bem treinado no trato com muitos em todas as questões e, por isso, preparado para responder a tudo o que te perguntam. Responde-me, portanto, antes de tudo, como podes demonstrar que existe outro Deus além do Criador do universo, e então me demonstrarás que ele se dignou nascer de uma virgem.
Eu então lhe disse:
— Permite-me antes citar algumas palavras do profeta Isaías sobre como João, que foi batizador e profeta, deveria preceder nosso Senhor Jesus Cristo.
Trifão respondeu:
— De acordo.
Eu continuei:
— Isaías predisse que João deveria preceder a Cristo, dizendo: “Ezequias disse a Isaías: ‘A palavra que o Senhor disse é boa. Haja paz e justiça em meus dias’ ”. E: “Consolai o povo, sacerdotes. Falai ao coração de Jerusalém e consolai-a, porque está cumprida a sua humilhação. Está desatado o seu pecado, porque recebeu da mão do Senhor o dobro dos seus pecados. Voz de quem grita no deserto: ‘Preparai os caminhos do Senhor, tornai retas as veredas do vosso Deus. Todo barranco será nivelado e todo monte e colina será aplainado. Tudo o que é torto será endireitado e tudo o que é áspero se transformará em caminho liso. Será vista a glória do Senhor, e todo homem verá a salvação de Deus. Porque o Senhor falou’.
Voz do que diz: ‘Grita’. Eu disse: ‘Que gritarei?’ Toda carne é feno e toda a glória do homem como flor de feno. O feno secou e sua flor caiu, mas a palavra do Senhor permanece para sempre. Sobe a um monte elevado, tu que dás a boa nova a Sião. Levanta com força a tua voz, tu que levas a boa notícia a Jerusalém. Levantai-vos; não temais. Dize às cidades de Judá: ‘Eis que o vosso Deus, eis que o Senhor vem com força e seu braço chega com poder. Eis que o seu prêmio está com ele e sua obra está diante dele. Como pastor apascentará seu rebanho e com seu braço recolherá os cordeiros e consolará as ovelhas prenhes.
Quem mediu a água com a sua mão, o céu com a palma da mão e a terra inteira com o punho? Quem pesou os montes na balança e o vale em seus pratos? Quem conheceu a mente do Senhor? Quem foi o seu conselheiro para que o ensinasse? Ou em quem ele deliberou, para dele receber instruções? Quem mostrou a ele a justiça ou lhe ensinou o caminho da inteligência? Todas as nações são como gota num balde, foram consideradas como um nada nos pratos da balança e serão tidas como cuspida. O Líbano não é suficiente para queimar e os quadrúpedes não bastam para o holocausto, e todas as nações são nada e são avaliadas como um nada”.