Diálogo de Justino Mártir com Trifão 127

Não Deus Pai, mas Deus Filho quem se manifestou no AT

Existem outras expressões semelhantes ditas pelo legislador e pelos profetas, mas eu creio que citei o suficiente. Quando meu Deus diz: “O Deus subiu de Abraão”, ou: “Deus falou a Moisés”, ou: “O Senhor desceu para ver a torre que os filhos dos homens haviam construído”, ou ainda quando diz: “Deus fechou a arca de Noé por fora”, não penseis que é o Deus ingênito que sobe e desce de algum lugar.
De fato, o Pai inefável Senhor de todas as coisas não chega a alguma parte e não passeia, nem dorme ou se levanta, mas permanece sempre em sua própria região, onde quer que ela se situe, olhando com olhar penetrante, ouvindo com agudez, não com olhos e ouvidos, mas por um poder inefável. Ele vigia tudo e tudo conhece, e ninguém de nós lhe está oculto. Sem que tenha que mover-se, ele que não cabe em nenhum lugar, nem no mundo inteiro e que existia antes que o mundo existisse.
Como então, poderia ter falado a alguém, aparecer a alguém, circunscrever-se a uma pequena porção de terra, se o povo não pôde resistir à glória de seu enviado no Sinai, se o próprio Moisés não pôde entrar na tenda que ele havia construído, pois estava cheia da glória de Deus, se o sacerdote não teve forças para ficar em diante do Templo quando Salomão levou a arca para a casa que o próprio Salomão havia construído em Jerusalém?
Portanto, nem Abraão, nem Isaac, nem Jacó, nem qualquer outro homem jamais viu aquele que é Pai inefável e Senhor absoluto de todas as coisas e também do próprio Cristo, mas viu seu Filho, que também é Deus por vontade daquele, e Anjo por estar a serviço de seus desígnios, aquele mesmo que o Pai quis que nascesse homem por meio da virgem e que, em outro tempo, se tornou fogo para falar com Moisés a partir da sarça.
De fato, se não entendemos dessa forma as Escrituras, ter- se-á que admitir que o Pai e Senhor do universo não estava no céu quando Moisés nos conta: “O Senhor fez chover sobre Sodoma fogo e enxofre da parte do Senhor, desde o céu”. A mesma coisa que Davi nos diz: “Levantai, ó príncipes, as vossas portas; levantai-vos, portas eternas, e entrará o rei da glória”. Por fim, quando nos diz: “Disse o Senhor ao meu Senhor: Senta-te à minha direita, até que eu ponha teus inimigos como escabelo para teus pés”.