Diálogo de Justino Mártir com Trifão 121

A palavra de Cristo mais poderosa que o sol

Como eles ficassem em silêncio, continuei:
Quando a Escritura fala de Cristo por meio de Davi, não diz que as nações serão abençoadas em sua descendência, mas nele. Eis as palavras: “Seu nome se levantaria para sempre acima do sol, nele serão abençoa-das todas as nações. Portanto, se em Cristo todas as nações são abençoadas e nós, que viemos de todas as nações, nele cremos, então ele é o Cristo e nós somos aqueles que foram abençoados em Cristo.
Como está escrito, outrora Deus permitiu que o sol fosse adorado. Contudo, não se que alguém estivesse disposto a morrer por sua no sol; em troca, pelo nome de Jesus, facilmente vemos como gente de todos os tipos de homens suportaram isso e suportam tudo em vez de renegá-lo. É que a palavra da sua verdade é mais abrasadora e luminosa do que o poder do sol, e penetra as profundidades do coração e da inteligência. É por isso que a palavra diz: “Acima do sol se levantará o seu nome”. E em outra passagem Zacarias diz: “O seu nome é Oriente”. Falando sobre ele, o próprio Zacarias havia dito: “Tribo por tribo se lamentará”.
De fato, se em sua primeira vinda, que foi sem glória, sem formosura e desprezível, Cristo brilhou e teve tanta força que nenhuma descendência humana o desconhece e todos fazem penitência, cada um abandonando a sua antiga conduta e até os demônios se submetem ao seu nome e este é temido por todos os impérios e reinos, mais do que todo o mundo dos mortos, não irá ele, em sua vinda em glória, destruir absolutamente todos os que o odiaram e dele iniquamente apostataram, ao mesmo tempo concedendo descanso aos seus e dando-lhes tudo o que esperam?
A nós, portanto, foi-nos concedido ouvir, compreender e ser salvos por meio de Cristo e conhecer tudo o que se refere ao Pai. Por isso se lhe dizia: “Grande coisa é para ti seres chamado meu filho, levantar as tribos de Jacó e reunir as dispersões de Israel. Eu te coloquei como luz das nações, para que sejas a sua salvação, até os confins da terra.