Diálogo de Justino Mártir com Trifão 12
Eu continuei:
— Isaías também diz em outra passagem: “Escutai minhas palavras e vivereis, e estabelecerei convosco uma aliança eterna, as promessas fiéis de Davi. Pede o testemunho que lhe dei para as nações: nações que não te cohecem te invocarão; povos que não sabem que existes se refugiarão em ti, por causa do teu Deus, o Santo de Israel, pois ele te glorificou”.
Vós desonrastes essa lei e desprezastes essa nova aliança santa, e nem mesmo agora a recebeis, nem fazeis penitência por ter praticado o mal. Tendes o ouvido fechado, vossos olhos obcecados e o coração envolvido com gordura. Jeremias grita, e vós não o escutais. Tendes vosso legislador diante de vós, e não o vedes. A boa-nova é anunciada aos pobres, os cegos a vêem, e vós não a entendeis.
É necessária a segunda circuncisão, e vós continuais com vosso orgulho do corpo. A nova lei quer que guardeis o sábado continuamente, e vós, que passais um dia sem fazer nada, já vos considerais religiosos, sem saber o motivo por que vos foi ordenado o sábado. O Senhor nosso Deus não se compraz nisso. Se entre vós há um perjuro ou ladrão, que deixe de sê-lo; se há um adúltero, arrependa-se e assim terá observado os deliciosos e verdadeiros sábados de Deus. Se alguém entre vós não tem as mãos limpas, purifique-se e ficará puro.