Diálogo de Justino Mártir com Trifão 118

Seria melhor pôr fim à vossa obstinação e fazer penitência, antes que chegue o dia do julgamento, no qual todas as vossas tribos baterão no peito por terem transpassado esse Cristo, como demonstrei estar predito pela Escritura. Expliquei também que o Senhor jurou “segundo a ordem de Melquisedec” e o que se predizia com isso. disse também como é que se referia à sepultura e ressurreição de Cristo a profecia de Isaías, ao dizer: “Sua sepultura foi tirada do vosso meio”. Afirmei igualmente em vários lugares que ele é juiz dos vivos e dos mortos.
O próprio Natã, falando com Davi sobre Cristo, assim disse: “Serei para ele pai e ele será para mim filho, e não afastarei dele a minha misericórdia, como fiz com aqueles que vieram antes dele. Estabelecê-lo-ei em minha casa e em seu próprio reino para sempre”. E é a esse e não a outro que Ezequiel designa como príncipe na casa. Com efeito, ele é sacerdote eleito e rei eterno, o Cristo, como Filho de Deus. Em sua vinda, não penseis que Isaías ou os outros profetas digam que se deverá oferecer sobre o altar sacrifícios de sangue ou de libações, e sim louvores e ações de graças verdadeiras e espirituais.
Nós não cremos em Cristo em vão, nem fomos enganados por aqueles que assim nos ensinaram, mas isso aconteceu por maravilhosa providência de Deus, para que, pelo chamamento da nova e eterna aliança, isto é, de Cristo, nós fôssemos mais inteligentes e religiosos que vós, que vos considerais amantes de Deus e inteligentes, mas não o sois.
Maravilhado com isso, Isaías disse: “Os reis refrearão a própria boca, pois aqueles a quem ele não foi revelado, o verão; aqueles que não ouviram falar sobre ele, entenderão. Senhor, quem acreditou naquilo que ouviu de nós e a quem o braço do Senhor foi revelado?. Trifão, ao dizer isso, não o faço sem repetir, como posso, as mesmas coisas, em atenção aos que hoje se juntaram a ti, embora o faça brevemente e resumindo muito.
Trifão disse-me:
Fazes muito bem, e mesmo que repetisses a mesma coisa de maneira mais ampla, sabes que eu e meus companheiros nos alegramos ao ouvir-te.