2 Samuel 4

Quando soube que Abner tinha morrido em Hebron, Is­baal, filho de Saul, se acovardou, e todo o Israel ficou alarmado.
Isbaal, filho de Saul, tinha dois chefes de guerrilhas: um se chamava Baana, e o outro Recab. Eram filhos de Remon de Berot e benjaminitas, porque Berot também se considerava da tribo de Benjamim.
Os habitantes de Berot fugiram para Getaim, onde permanecem até hoje como imigrantes.
vivia um filho de Jônatas, filho de Saul, que era aleijado dos dois pés. Ele tinha cinco anos, quando chegou de Jezrael a notícia da mor­te de Saul e Jônatas. Então a ama o pegou e fugiu; mas, na fuga apressada, a criança caiu e se machucou. Chamava-se Meribaal.
Recab e Baana, filhos de Remon de Be­rot, estavam a caminho e chegaram à casa de Isbaal na hora mais quente do dia, quando Isbaal dormia.
A porteira, que estava limpando o trigo, tinha cochilado e dormia. Recab e seu irmão Baana entraram sem ser percebidos.
Entraram na casa, en­quanto Isbaal dormia na cama. Eles o ma­taram e lhe cortaram a cabeça. Depois carregaram a cabeça, andando a noite toda pela estrada do deserto.
Levaram a cabeça de Isbaal a Davi em Hebron, e disseram ao rei: “Aqui está a cabeça de Isbaal, filho de Saul, o inimigo que queria matar você. Javé trouxe hoje ao senhor meu rei uma vingança contra Saul e sua descendência”.
Davi, porém, dirigiu-se a Recab e seu irmão Baana, filhos de Remon de Berot, e lhes disse: “Pela vida de Javé, que me salvou a vida de todo perigo!
Quem anunciou a morte de Saul, acreditava que estava trazendo uma boa notícia! Pois eu o agarrei e o matei em Siceleg, em troca da boa notícia!
Com maior razão ainda, será que não devo pedir contas a vocês do sangue de Isbaal e fazê-los desaparecer da face da terra, por terem matado um homem honesto dentro de sua casa, enquanto dormia na sua cama?”
Então Davi ordenou a seus jovens que matassem Recab e Baa­na. Eles cortaram as mãos e os pés dos dois e penduraram seus corpos perto do açude de Hebron. Depois pegaram a cabeça de Isbaal e a enterraram no túmulo de Abner, em Hebron.