1 Samuel 10
Então Samuel pegou a vasilha de óleo e o derramou sobre a cabeça de Saul. Depois o beijou e disse: “Javé ungiu você para ser chefe sobre Israel, o povo dele. Você governará o povo e o libertará dos inimigos vizinhos. Eis o sinal de que Javé ungiu você como chefe da herança dele.
Hoje, quando sair daqui, você encontrará dois homens junto ao túmulo de Raquel, na fronteira de Benjamim. Eles lhe dirão: ‘Encontraram as jumentas que você estava procurando. Seu pai esqueceu a história das jumentas e está preocupado com você, e anda perguntando: O que será que aconteceu com o meu filho?’
Daí, indo mais adiante, você chegará ao Carvalho do Tabor, e então encontrará três homens subindo para o santuário de Deus em Betel: um estará levando três cabritos, outro três pães, e o terceiro uma vasilha com vinho.
Eles vão cumprimentar você e oferecer dois pães. Você deve aceitar.
Depois você chegará a Gabaá de Deus, onde estão os governadores filisteus. Entrando na cidade, você topará com um grupo de profetas descendo do lugar alto, acompanhados de harpas, tamborins, flautas e cítaras; eles estarão em transe.
Então o espírito de Javé virá sobre você, e também você entrará em transe com eles e se transformará em outro homem.
Quando esses sinais se realizarem, faça o que você achar melhor, porque Deus estará com você.
Desça para Guilgal antes de mim. Em seguida, eu irei encontrar-me com você para oferecer holocaustos e sacrifícios de comunhão. Espere sete dias. Depois eu irei ao seu encontro e mostrarei a você o que deverá fazer”.
Assim que Saul virou as costas e deixou Samuel, Deus lhe mudou o coração. E todos esses sinais aconteceram nesse mesmo dia.
Daí, partiram para Gabaá, e um grupo de profetas foi ao encontro de Saul. O espírito de Javé desceu sobre ele, que entrou em transe no meio deles.
Todos os que conheciam Saul há muito tempo, o viram profetizando entre os profetas, e diziam uns para os outros: “O que é que aconteceu com o filho de Cis? Também Saul entre os profetas?”
Um homem da vizinhança perguntou: “Quem é o pai dele?” É por isso que se tornou provérbio esta frase: “Também Saul entre os profetas?”
Tendo saído do transe, Saul foi para casa.
O tio de Saul perguntou a ele e ao empregado: “Aonde é que vocês foram?” Saul respondeu: “Buscar as jumentas. Como não as encontramos, fomos ter com Samuel”.
O tio de Saul perguntou: “Conte-me o que foi que Samuel disse para vocês”.
Saul disse ao tio: “Ele nos contou que as jumentas já tinham sido encontradas”. Não falou nada, porém, do que Samuel tinha dito sobre a realeza.
Em Masfa, Samuel convocou o povo em torno de Javé,
e falou aos israelitas: “Assim diz Javé, o Deus de Israel: Eu tirei Israel do Egito, e libertei vocês do poder do Egito e do poder de todos os reinos que os oprimiam.
Contudo, hoje vocês rejeitaram o Deus de vocês, que os salvou de todos os males e angústias. Vocês disseram: ‘Não importa, estabeleça um rei para nós!’ Agora, portanto, compareçam diante de Javé por tribos e clãs”.
Convocou então a tribo de Benjamim por clãs, e o clã de Metri foi sorteado. E Saul, filho de Cis, foi apontado no sorteio. Procuraram Saul, mas não o encontraram.
Consultaram, então, a Javé: “Saul está aqui?” Javé respondeu: “Ele está escondido entre as bagagens”.
Correram para buscá-lo, e ele apareceu no meio do povo: os outros lhe chegavam apenas até os ombros.
Samuel disse a todo o povo: “Estão vendo quem Javé escolheu? Não há, entre todo o povo, ninguém igual a ele”. E todo o povo começou a aclamar, gritando: “Viva o rei!”
Samuel explicou ao povo o direito do rei, e o escreveu num livro, que colocou diante de Javé. Em seguida, despediu o povo, cada um para sua casa.
Saul também voltou para sua casa em Gabaá, e com ele foram também os valentes, cujo coração Deus havia tocado.
Os vadios, porém, comentaram: “Como é que esse sujeito nos poderá salvar?” E o desprezaram, e não lhe deram presentes. E Saul se calava.