Oséias 10

Israel era uma próspera videira, que dava muito fruto; quanto mais se multiplicavam seus frutos, mais multiplicava os altares; quanto mais rico era o país, mais ricas fazia suas colunas sagradas.
Seu coração é falso; agora pagarão por isso! Ele mesmo demolirá seus altares, destruirá suas colunas sagradas.
Então dirão: “Não temos mais rei, porque não tememos Javé. Mas o rei, o que poderia fazer por nós?”
Falam palavras vãs, juram falso ao concluir alianças; a justiça floresce como erva venenosa nos sulcos dos campos.
Os habitantes de Samaria tremem por causa do bezerro de Bet-Áven; sim, por ele fará luto seu povo; e também seus sacerdotes, que se alegravam por ele e por sua glória, porque ela foi deportada para longe deles.
Ele mesmo será levado para a Assíria como tributo ao grande rei. Efraim se cobrirá de vexame, Israel terá vergonha de seu ídolo.
Será aniquilado o rei de Samaria como a espuma sobre a água.
Os lugares altos de Áven, o pecado de Israel, serão destruídos; espinhos e abrolhos crescerão sobre seus altares; Então dirão aos montes: “Cobri-nos”, e às colinas: “Caí sobre nós”.

Pecado e castigo.

Desde os dias de Gabaá tu pecaste, Israel. permaneceram. Mas a batalha contra os filhos da iniquidade não os alcançará em Gabaá?
Eu virei castigá-los; os povos se reunirão contra eles porque estão apegados a seu duplo crime.
Efraim é uma novilha domesticada que gosta de trilhar o trigo. Mas eu porei o jugo sobre seu belo pescoço; prenderei Efraim ao arado; Judá vai arar e Jacó vai desfazer os torrões.
Semeai para vós justiça e colhereis bondade; lavrai um campo novo, porque é tempo de buscar Javé, até que ele venha e faça chover sobre vós a justiça.
Arastes impiedade e colhestes injustiça, comestes o fruto da mentira. Porque puseste confiança em teus carros e na multidão de teus guerreiros,
um rumor de guerra se elevará entre teu povo, e todas as tuas fortalezas serão devastadas. Como Sálmana destruiu Bet-Arbel no dia da batalha, quando a mãe era esmagada sobre os filhos,
assim será feito de ti, ó Betel, por causa de tua imensa malícia; de madrugada o rei de Israel será inteiramente destruído.