Deuteronômio 20
“Quando saíres para guerrear contra teus inimigos, ao veres cavalos e carros e um povo mais numeroso que tu, não tenhas medo, porque contigo está Javé, teu Deus†, que te tirou da terra do Egito.
Quando chegar a hora do combate, o sacerdote se adiantará e dirá ao povo:
‘Ouve, Israel! Hoje ides combater contra vossos inimigos. Que vossa coragem não esmoreça! Não tenhais medo, não vos alarmeis nem tremais diante deles,
porque Javé, vosso Deus, marcha convosco para combater por vós, contra vossos inimigos, para vos salvar’.
Depois, assim falarão os oficiais ao povo: ‘Há alguém que construiu uma casa nova e ainda não a inaugurou? Que ele se retire e volte para casa, para não acontecer que, morrendo no combate, um outro a inaugure.
Há alguém que plantou uma vinha e ainda não aproveitou de seus frutos? Que se retire e volte para casa, para não acontecer que, morrendo na batalha, um outro aproveite de seus frutos.
Há alguém que está noivo de uma mulher e ainda não se casou com ela? Que se retire e volte para casa, para não acontecer que, morrendo no combate, um outro se case com ela’.
E os oficiais dirão ainda ao povo: ‘Há algum medroso e sem coragem? Que se retire e volte para casa, para que sua covardia não contagie seus irmãos’.
Quando tiverem terminado de falar ao povo, os chefes estabelecerão comandantes das tropas à frente do povo.
Quando te aproximares de uma cidade para atacá-la, tu lhe proporás a paz;
se ela aceitar a paz e te abrir as portas, toda a população que nela habita trabalhará para ti e te servirá.
Mas, se não aceitar a paz e te fizer guerra, tu a sitiarás.
Javé, teu Deus, a entregará em tuas mãos, e tu passarás a fio de espada todos os seus homens.
Mas as mulheres, as crianças, o gado e tudo o que houver na cidade, todos os seus despojos, tu os tomarás para ti e comerás dos despojos de teus inimigos que Javé, teu Deus, te houver dado.
Assim farás a todas as cidades que estão muito longe de ti e que não são cidades dessas nações.
Mas, nas cidades desses povos que Javé, teu Deus, te dá como herança, não deixarás com vida nenhum ser que respira,
mas votarás ao completo extermínio os heteus, os amorreus, os cananeus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus, como Javé, teu Deus, te ordenou,
para que não te ensinem a imitar todas as abominações que cometeram para seus deuses, e assim peques contra Javé, teu Deus.
Quando sitiares uma cidade por muito tempo para atacá-la e tomá-la, não cortarás suas árvores a golpes de machado; poderás comer de seus frutos, mas não deves abatê-las: acaso as árvores do campo são homens, para serem tratadas como os sitiados?
Somente poderás destruir e abater as árvores que souberes que não são frutíferas, para com elas fazeres as obras do cerco da cidade inimiga, até que se renda”.