Amós 4
Escutai esta palavra, vacas de Basã, que estais sobre o monte de Samaria, que explorais os fracos, maltratais os pobres e dizeis a vossos maridos: “Traze aqui, bebamos!”
“O Senhor jurou por sua santidade: Virão para vós dias em que sereis levadas com anzóis, e vossa posteridade com arpões de pesca.
Saireis pelas brechas, uma depois da outra, e sereis expulsas para o Hermon, oráculo de Javé”.
Impenitência dos israelitas.
“Ide a Betel e pecai, a Guilgal e pecai ainda mais! Oferecei toda manhã vossos sacrifícios e de três em três dias vossos dízimos.
Oferecei um sacrifício de ação de graças com fermento e proclamai as ofertas espontâneas, publicai-as, porque assim gostais de fazer, ó israelitas, oráculo do Senhor Javé.
No entanto eu vos deixei com nada nos dentes em todas as vossas cidades e com falta de pão em todos os vossos lugares; mas não retornastes a mim, oráculo de Javé.
Também vos recusei a chuva três meses antes da colheita; fiz chover sobre uma cidade e não sobre outra; um campo ganhou chuva, mas outro, sobre o qual não choveu, secou;
então duas, três cidades se moviam cambaleando para outra cidade para beber água, sem poder matar a sede; mas não retornastes a mim, oráculo de Javé.
Eu vos feri com a queimadura e a ferrugem; fiz secar vossos jardins e vossas vinhas; vossas figueiras e vossas oliveiras o gafanhoto as devorou; mas não retornastes a mim, oráculo de Javé.
Mandei contra vós a peste, como outrora contra o Egito; matei pela espada vossos jovens, deixei capturar vossos cavalos; fiz subir até vossas narinas o mau cheiro de vossos acampamentos; mas não retornastes a mim, oráculo de Javé.
Eu vos transtornei como Deus tinha feito com Sodoma e Gomorra; fostes como um tição retirado de um incêndio; mas não retornastes a mim, oráculo de Javé.
Por isso eu te tratarei assim, Israel! E porque isto te farei, prepara-te para o encontro com teu Deus, ó Israel!
Porque é ele que forma os montes e cria o vento, que manifesta ao homem qual é seu pensamento, que muda a aurora em trevas e caminha sobre as alturas da terra, Javé, Deus dos exércitos, é seu nome”.