Amós 2

Assim fala Javé: “Por três crimes de Moab e por este quarto não revogarei meu decreto: porque queimou os ossos do rei de Edom até reduzi-los a cal.
Porei fogo em Moab, que devorará os palácios de Cariot, e Moab morrerá no tumulto, entre gritos de guerra e som de trombeta.
Eliminarei do meio dele o juiz e todos os seus príncipes matarei junto com ele”, diz Javé.

Contra Judá.

Assim fala Javé: “Por três crimes de Judá e por este quarto não revogarei meu decreto: porque desprezaram a lei de Javé e não observaram seus decretos; deixaram extraviar-se por seus ídolos que seus pais tinham seguido.
Porei fogo em Judá, que devorará os palácios de Jerusalém”.

Contra Israel.

Assim fala Javé: “Por três crimes de Israel e por este quarto não revogarei meu decreto: porque vendem o justo por dinheiro e o pobre por um par de sandálias;
desejam ver o da terra sobre a cabeça dos empobrecidos e transtornam o caminho dos humildes. Pai e filho vão à mesma mulher, profanando assim meu santo Nome.
Sobre vestes penhoradas se estendem junto de todo altar e bebem na casa de seu Deus o vinho confiscado como multa.
Contudo eu exterminei diante dele o amorreu, que era alto como o cedro e forte como o carvalho; exterminei seus frutos por cima e suas raízes por baixo.
Eu vos fiz sair do país do Egito e vos conduzi por quarenta anos no deserto, para dar-vos como herança o país do amorreu.
Fiz surgir profetas entre vossos filhos e nazarenos entre vossos jovens. Não é assim mesmo, israelitas? Oráculo de Javé.
Mas vós fizestes os nazarenos beber vinho e aos profetas ordenastes: Não profetizeis!
Pois bem, eu vos afundarei na terra como afunda um carro quando está todo cheio de feixes.
Então o homem veloz não poderá fugir, nem o forte usar sua força; nem o valente salvar sua vida.
O arqueiro não resistirá; não escapará o corredor, nem o cavaleiro se salvará.
O mais corajoso entre os valentes fugirá nu naquele dia! Oráculo de Javé”.