Amós 1

Palavras de Amós, um dos pastores de Técoa, que ele teve em visão a respeito de Israel, no tempo de Ozias, rei da Judeia, e no tempo de Jeroboão, filho de Joás, rei de Israel, dois anos antes do terremoto.

Exórdio.

Ele disse: “Ruge de Sião Javé e de Jerusalém faz ouvir sua voz; estão desoladas as estepes dos pas­tores, secou o topo do Carmelo.

Oráculo contra Damasco.

Assim fala Javé: “Por três crimes de Damasco e por este quarto não revogarei meu decreto: porque trilharam Galaad com trilhos de ferro.
Porei fogo na casa de Hazael, que devorará os palácios de Ben-Adad.
Quebrarei o ferrolho de Damasco, exterminarei todo morador de Biceat-Áven, e aquele que detém o cetro de Bet--Éden e o povo de Aram será deportado para Quir”, diz Javé.

Contra Gaza e os filisteus.

Assim fala Javé: “Por três crimes de Gaza e por este quarto não revogarei meu decreto: porque deportaram populações inteiras para entregá-las a Edom.
Porei fogo nos muros de Gaza, que devorará seus palácios;
exterminarei os habitantes de Azoto e quem empunha o cetro em Ascalon; voltarei minha mão contra Acaron, e o resto dos filisteus perecerá”, diz o Senhor Javé.

Contra Tiro.

Assim fala Javé: “Por três crimes de Tiro e por este quarto não revogarei meu decreto: porque deportaram populações inteiras para Edom, sem recordar a aliança entre irmãos.
Porei fogo nos muros de Tiro, que devorará seus palácios”.

Contra Edom.

Assim fala Javé: “Por três crimes de Edom e por este quarto não revogarei meu decreto: porque perseguiu com a espada seu irmão e sufocou toda compaixão para com ele, e porque guarda para sempre sua cólera e conservou seu furor sem fim.
Porei fogo em Temã, que devorará os palácios de Bosra”.

Contra Amon.

Assim fala Javé: “Por três crimes dos amonitas e por este quarto não revogarei meu decreto: porque rasgaram o ventre das mulheres grávidas de Galaad para alargar seus confins.
Porei fogo nos muros de Rabá, que devorará seus palácios entre os clamores de um dia de batalha, entre o turbilhão de um dia de tempestade.
O rei irá para o exílio, ele junto com seus príncipes”, diz Javé.