1 Samuel 10

Então Samuel tomou um frasco de óleo, derramou-o sobre a cabeça de Saul e o beijou, dizendo: “Não foi Javé que te ungiu como chefe de sua herança? Terás poder sobre o povo de Javé e o livrarás das mãos dos inimigos que o rodeiam. Isto será para ti o sinal de que Javé te ungiu como chefe de sua herança:
Hoje, quando te separares de mim, encontrarás dois homens junto ao túmulo de Raquel, na fronteira de Benjamim, em Selça, e eles te dirão: ‘Foram encontradas as jumentas que foste procurar. Teu pai não se inquieta mais por elas, mas está preocupado convosco, dizendo: Que farei por meu filho?’
Continuando mais adiante, chegarás ao carvalho do Tabor e encontrarás três homens subindo para adorar a Deus em Betel: um leva três cabritos, outro três pães e o terceiro um odre de vinho.
Eles te saudarão e te darão dois pães, que receberás de suas mãos.
Depois chegarás a Gabaá de Deus, onde se encontra o destacamento dos filisteus. Quando entrares na cidade, encontrarás um grupo de profetas descendo do lugar alto, precedidos de liras, pandeiros, flautas e cítaras, e eles estarão profetizando.
Então o espírito de Javé descerá sobre ti, profetizarás com eles e serás transformado em outro homem.
Quando esses sinais te acontecerem, faze o que as circunstâncias pedirem, porque Deus está contigo.
Depois descerás antes de mim a Guilgal, e eu descerei a teu encontro para oferecer holocaustos e imolar sacrifícios de comunhão. Esperarás sete dias, até que eu chegue e te mostre o que deverás fazer”.
Logo que voltou as costas para retirar-se de Samuel, Deus lhe transformou o coração, e no mesmo dia se realizaram todos aqueles sinais.
Ao chegarem a Gabaá, um grupo de profetas saiu ao encontro de Saul; o espírito de Deus apoderou-se dele, e ele se pôs a profetizar no meio deles.
Quando todos os que o conheciam antes o viram profetizar com os profetas, diziam entre si: “Que aconteceu com o filho de Cis? Saul também está entre os profetas?”
Um homem do lugar respondeu: “Mas quem é o pai deles?” Daí vem o provérbio: “Saul também está entre os profetas?”
Quando acabou de profetizar, Saul subiu ao lugar alto.
O tio dele perguntou a seu criado: “Aonde fostes?” Respondeu ele: “Procurar as jumentas; mas, vendo que não apareciam, fomos a Samuel”.
O tio lhe disse: “Conta-me, por favor, o que Samuel vos disse”.
Saul respondeu ao tio: “Ele nos garantiu que as jumentas tinham sido encontradas”. Mas não lhe disse nada do que Samuel lhe havia falado sobre o reino.
Samuel convocou o povo diante de Javé, em Masfa,
e disse aos israelitas: “Assim fala Javé, Deus de Israel: ‘Eu tirei Israel do Egito e vos livrei do poder dos egípcios e de todos os reinos que vos oprimiam’.
Mas hoje vós rejeitastes vosso Deus, que vos salvou de todas as vossas aflições e angústias, e dissestes: ‘Estabelece um rei sobre nós’. Agora, pois, apresentai-vos diante de Javé por tribos e por famílias”.
Samuel mandou que se aproximassem todas as tribos de Israel, e a tribo de Benjamim foi designada pela sorte.
Mandou que se aproximasse a tribo de Benjamim segundo suas famílias, e foi sorteada a família de Metri. Depois foi escolhido Saul, filho de Cis. Procuraram-no, mas não foi encontrado.
Perguntaram então a Javé: “Esse homem veio aqui?” Javé respondeu: “Está escondido entre a bagagem”.
Correram a tirá-lo de e, quando se apresentou no meio do povo, era mais alto que todos dos ombros para cima.
Samuel disse a todo o povo: “Estais vendo aquele que Javé escolheu? Não ninguém como ele em todo o povo”. E todo o povo o aclamou, gritando: “Viva o rei!”
Então Samuel expôs ao povo a lei do reino e a escreveu num livro, que depôs diante de Javé. Depois, Samuel despediu todo o povo, cada um para sua casa.
Também Saul foi para sua casa em Gabaá; e com ele foram homens valorosos, cujos corações Deus havia tocado.
Alguns homens grosseiros, porém, disseram: “Como é que ele pode* salvar-nos?” Fizeram pouco caso dele e não lhe levaram presentes. Mas Saul não se importou.