Livro dos Jubileus 45

José recebe Jacó e lhe dá Gósen

E Israel entrou na terra do Egito, na terra de Gósen, na lua nova do quarto [2172 A.M.] mês, no segundo ano da terceira semana do quadragésimo quinto jubileu.
E José foi ao encontro de seu pai Jacó, na terra de Gósen, e caiu no pescoço de seu pai e chorou.
E Israel disse a José: 'Agora deixe-me morrer, pois te vi, e que o Senhor Deus de Israel seja abençoado, o Deus de Abraão e o Deus de Isaque, que não reteve Sua misericórdia e Sua graça de Seu servo Jacó.
É suficiente para mim ter visto teu rosto enquanto ainda estou vivo; sim, verdadeira é a visão que vi em Betel. Bendito seja o Senhor meu Deus para todo o sempre, e bendito seja Seu nome.'
E José e seus irmãos comeram pão diante de seu pai e beberam vinho, e Jacó se alegrou com grande alegria porque viu José comendo com seus irmãos e bebendo diante dele, e abençoou o Criador de todas as coisas que o havia preservado, e havia preservado para ele seus doze filhos.
E José deu a seu pai e a seus irmãos como presente o direito de morar na terra de Gósen e em Ramessés e em toda a região ao redor, que ele governava antes de Faraó. E Israel e seus filhos moraram na terra de Gósen, a melhor parte da terra do Egito, e Israel tinha cento e trinta anos quando entrou no Egito.
E José sustentou seu pai e seus irmãos e também suas posses com pão o suficiente para os sete anos de fome.

José adquire toda a terra e seus habitantes para Faraó

E a terra do Egito sofreu por causa da fome, e José adquiriu toda a terra do Egito para Faraó em troca de comida, e ele tomou posse do povo e de seu gado e de tudo para Faraó.
E os anos da fome se cumpriram, e José deu ao povo da terra semente e comida para que pudessem semear (a terra) no oitavo ano, pois o rio havia transbordado por toda a terra do Egito.
Pois nos sete anos de fome não havia transbordado e havia irrigado apenas alguns lugares nas margens do rio, mas agora transbordou e os egípcios semearam a terra, e ela produziu muito milho naquele ano.
E este foi o primeiro ano de [2178 A.M.] a quarta semana do quadragésimo quinto jubileu.
E José tomou do milho da colheita a quinta parte para o rei e deixou quatro partes para eles para comida e para semente, e José estabeleceu isso como uma ordenança para a terra do Egito até os dias de hoje.

Jacó morre e é enterrado em Hebrom

E Israel viveu na terra do Egito dezessete anos, e todos os dias que viveu foram três jubileus, cento e quarenta e sete anos, e ele morreu no quarto [2188 A.M.] ano da quinta semana do quadragésimo quinto jubileu.
E Israel abençoou seus filhos antes de morrer e lhes contou tudo o que lhes aconteceria na terra do Egito; e lhes revelou o que lhes aconteceria nos últimos dias, e os abençoou e deu a José duas porções na terra.
E ele dormiu com seus pais, e foi sepultado na caverna dupla na terra de Canaã, perto de Abraão seu pai, na sepultura que ele cavou para si na caverna dupla na terra de Hebrom.

Seus livros dados a Levi

E deu todos os seus livros e os livros de seus pais a Levi seu filho para que os preservasse e renovasse para seus filhos até os dias de hoje.