Livro dos Jubileus 4

Caim e Abel e outros filhos de Adão

E na terceira semana do segundo jubileu [64-70 A.M.] ela deu à luz Caim, e na quarta [71-77 A.M.] ela deu à luz Abel, e na quinta [78-84 A.M.] ela deu à luz sua filha Âwân.
E no primeiro (ano) do terceiro jubileu [99-105 A.M.], Caim matou Abel porque (Deus) aceitou o sacrifício de Abel, e não aceitou a oferta de Caim.
E ele o matou no campo: e seu sangue clamou da terra ao céu, queixando-se porque ele o havia matado.
E o Senhor repreendeu Caim por causa de Abel, porque ele o havia matado, e o fez fugitivo na terra por causa do sangue de seu irmão, e o amaldiçoou sobre a terra.
E por esta razão está escrito nas tábuas celestiais, 'Maldito é aquele que fere seu próximo traiçoeiramente, e que todos os que viram e ouviram digam, Assim seja; e o homem que viu e não declarou (isso), seja amaldiçoado como o outro.'
E por esta razão anunciamos quando nos apresentamos diante do Senhor nosso Deus todo o pecado que é cometido no céu e na terra, e na luz e nas trevas, e em todos os lugares.
E Adão e sua esposa lamentaram por Abel quatro semanas de anos, [99-127 A.M.] e no quarto ano da quinta semana [130 A.M.] eles se alegraram, e Adão conheceu sua esposa novamente, e ela lhe deu um filho, e ele o chamou de Sete; pois ele disse 'DEUS nos deu uma segunda descendência na terra em lugar de Abel; pois Caim o matou.'
E na sexta semana [134-40 A.M.] ele gerou sua filha Azûrâ.
E Caim tomou Âwân, sua irmã, para ser sua esposa e ela lhe deu Enoque no final do quarto jubileu. [190-196 A.M.] E no primeiro ano da primeira semana do quinto jubileu, [197 A.M.] casas foram construídas na terra, e Caim construiu uma cidade, e a chamou pelo nome de seu filho Enoque.
E Adão conheceu Eva, sua esposa, e ela lhe deu mais nove filhos.
E na quinta semana do quinto jubileu [225-31 A.M.] Sete tomou Azûrâ, sua irmã, para ser sua esposa, e no quarto (ano da sexta semana) [235 A.M.] ela lhe deu Enos.
Ele começou a invocar o nome do Senhor na terra.

Enos, Quenã, Maalaleel, Jared

E no sétimo jubileu, na terceira semana [309-15 A.M.] Enos tomou Noâm, sua irmã, para ser sua esposa, e ela lhe deu um filho no terceiro ano da quinta semana, e ele o chamou de Quenã.
E no final do oitavo jubileu [325, 386-3992 A.M.] Quenã tomou Mûalêlâth, sua irmã, para ser sua esposa, e ela lhe deu um filho no nono jubileu, na primeira semana do terceiro ano desta semana, [395 A.M] e ele o chamou de Maalaleel.
E na segunda semana do décimo jubileu [449-55 A.M.] Maalaleel tomou para si DinaH, filha de Barakiel, filha do irmão de seu pai, e ela lhe deu um filho na terceira semana do sexto ano, [461 A.M.] e ele o chamou de Jared, pois em seus dias os anjos do Senhor desceram à terra, aqueles que são chamados de Vigilantes, para instruir os filhos dos homens, e para que fizessem julgamento e retidão na terra.

Enoque e sua história

E no décimo primeiro jubileu [512-18 A.M.] Jared tomou uma esposa, e seu nome era Baraka, filha de Râsûjâl, filha do irmão de seu pai, na quarta semana deste jubileu, [522 A.M.] e ela lhe deu um filho na quinta semana, no quarto ano do jubileu, e ele o chamou de Enoque.
E ele foi o primeiro entre os homens nascidos na terra que aprendeu a escrever e conhecer e sabedoria e que escreveu os sinais do céu de acordo com a ordem de seus meses em um livro, para que os homens conhecessem as estações dos anos de acordo com a ordem de seus meses separados.
E ele foi o primeiro a escrever um testemunho e testemunhou aos filhos dos homens entre as gerações da terra, e contou as semanas dos jubileus, e lhes deu a conhecer os dias dos anos, e ordenou os meses e contou os sábados dos anos como nós os fizemos conhecidos a ele.
E o que foi e o que será ele viu em uma visão de seu sono, como acontecerá aos filhos dos homens ao longo de suas gerações até o dia do juízo; ele viu e entendeu tudo, e escreveu seu testemunho, e colocou o testemunho na terra para todos os filhos dos homens e para suas gerações.
E no décimo segundo jubileu, [582-88] na sétima semana dele, ele tomou para si uma esposa, e seu nome era Edna, filha de Danel, filha do irmão de seu pai, e no sexto ano desta semana [587 A.M.] ela lhe deu um filho e ele o chamou de Matusalém.
E ele esteve com os anjos de Deus nestes seis jubileus de anos, e eles lhe mostraram tudo o que está na terra e nos céus, o governo do sol, e ele escreveu tudo.
E ele testemunhou aos Vigilantes, que haviam pecado com as filhas dos homens; pois estes haviam começado a se unir, para se contaminar, com as filhas dos homens, e Enoque testemunhou contra todos eles.
E ele foi tirado do meio dos filhos dos homens, e o conduzimos ao Jardim do Éden com majestade e honra, e eis que ele escreve a condenação e o juízo do mundo, e toda a maldade dos filhos dos homens.
E por causa disso (Deus) trouxe as águas do dilúvio sobre toda a terra do Éden; pois ele foi colocado como um sinal e para que testemunhasse contra todos os filhos dos homens, para que contasse todas as obras das gerações até o dia da condenação.
E ele queimou o incenso do santuário, (mesmo) especiarias doces aceitáveis diante do Senhor no Monte.

Quatro lugares sagrados

Pois o Senhor tem quatro lugares na terra, o Jardim do Éden, e o Monte do Leste, e esta montanha em que estás hoje, o Monte Sinai, e o Monte Sião (que) será santificado na nova criação para uma santificação da terra; através dele a terra será santificada de toda a sua culpa e sua impureza ao longo das gerações do mundo.
E no décimo quarto jubileu [652 A.M.] Matusalém tomou para si uma esposa, Edna, filha de Azrial, filha do irmão de seu pai, na terceira semana, no primeiro ano desta semana, [701-7 A.M.] e ele gerou um filho e o chamou de Lameque.

Matusalém, Lameque, Noé, 27

E no décimo quinto jubileu, na terceira semana, Lameque tomou para si uma esposa, e seu nome era Betenos, filha de Baraquiel, filha do irmão de seu pai, e nesta semana ela lhe deu um filho e ele o chamou de Noé, dizendo: 'Este me consolará por minha aflição e todo o meu trabalho, e pela terra que o Senhor amaldiçoou.'

Morte de Adão e Caim

E no final do décimo nono jubileu, na sétima semana, no sexto ano [930 A.M.] dele, Adão morreu, e todos os seus filhos o sepultaram na terra de sua criação, e ele foi o primeiro a ser sepultado na terra.
E faltavam-lhe setenta anos para completar mil anos; pois mil anos são como um dia no testemunho dos céus e por isso foi escrito sobre a árvore do conhecimento: 'No dia em que dela comerdes, certamente morrereis.' Por esta razão ele não completou os anos deste dia; pois ele morreu durante ele.
No final deste jubileu Caim foi morto depois dele no mesmo ano; pois sua casa caiu sobre ele e ele morreu no meio de sua casa, e ele foi morto por suas pedras; pois com uma pedra ele havia matado Abel, e por uma pedra ele foi morto em justo julgamento.

Sem, Cam e Jafé

Por esta razão foi ordenado nas tábuas celestiais: Com o instrumento com o qual um homem mata seu próximo, com o mesmo ele será morto; da maneira que ele o feriu, da mesma maneira tratarão com ele.'
E no vigésimo quinto [1205 A.M.] jubileu Noé tomou para si uma esposa, e seu nome era `Emzârâ, filha de Râkê'âl, filha do irmão de seu pai, no primeiro ano da quinta semana [1207 A.M.]: e no terceiro ano dela ela lhe deu Sem, no quinto ano dela [1209 A.M.] ela lhe deu Cam, e no primeiro ano da sexta semana [1212 A.M.] ela lhe deu Jafé.