Livro dos Jubileus 3

Adão nomeia todas as criaturas

E nos seis dias da segunda semana, trouxemos, de acordo com a palavra de Deus, a Adão todas as bestas, e todo o gado, e todas as aves, e tudo o que se move sobre a terra, e tudo o que se move na água, de acordo com suas espécies e tipos: as bestas no primeiro dia; o gado no segundo dia; as aves no terceiro dia; e tudo o que se move sobre a terra no quarto dia; e o que se move na água no quinto dia.
E Adão deu a todos eles seus respectivos nomes, e conforme ele os chamava, assim era o nome deles.
E nestes cinco dias Adão viu todos estes, macho e fêmea, de acordo com cada tipo que estava na terra, mas ele estava sozinho e não encontrou ajudadora para ele.

Criação de Eva e promulgação das leis levíticas de purificação

E o Senhor nos disse: 'Não é bom que o homem esteja sozinho: vamos fazer uma ajudadora para ele.'
E o Senhor nosso Deus fez um sono profundo cair sobre ele, e ele dormiu, e Ele tomou da mulher uma costela de entre suas costelas, e esta costela foi a origem da mulher de entre suas costelas, e Ele construiu a carne em seu lugar, e construiu a mulher.
E Ele acordou Adão de seu sono e ao acordar ele se levantou no sexto dia, e Ele a trouxe para ele, e ele a conheceu, e disse a ela: 'Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne; ela será chamada [minha] esposa; porque ela foi tirada de seu marido.'
Portanto, homem e esposa serão um e portanto, um homem deixará seu pai e sua mãe, e se unirá à sua esposa, e eles serão uma carne.
Na primeira semana foi Adão criado, e a costela -sua esposa: na segunda semana Ele a mostrou a ele: e por esta razão o mandamento foi dado para manter em sua impureza, para um macho sete dias, e para uma fêmea duas vezes sete dias.
E depois que Adão completou quarenta dias na terra onde ele foi criado, o trouxemos para o jardim do Éden para cultivá-lo e guardá-lo, mas sua esposa eles trouxeram no octogésimo dia, e depois disso ela entrou no jardim do Éden.
E por esta razão o mandamento está escrito nas tábuas celestiais em relação àquela que à luz: 'se ela der à luz um macho, ela permanecerá em sua impureza sete dias de acordo com a primeira semana de dias, e trinta e três dias ela permanecerá no sangue de sua purificação, e ela não tocará em coisa consagrada, nem entrará no santuário, até que ela complete estes dias que (são ordenados) no caso de um filho homem.
Mas no caso de uma filha, ela permanecerá em sua impureza duas semanas de dias, de acordo com as duas primeiras semanas, e sessenta e seis dias no sangue de sua purificação, e serão ao todo oitenta dias.'
E quando ela completou estes oitenta dias, a trouxemos para o jardim do Éden, pois é mais sagrado do que toda a terra além e toda árvore plantada nele é sagrada.
Portanto, foi ordenado em relação àquela que à luz um filho ou uma filha a estatuto desses dias para que ela não toque em coisa consagrada, nem entre no santuário até que estes dias para o filho ou filha sejam cumpridos.
Esta é a lei e o testemunho que foi escrito para Israel, a fim de que eles a observem todos os dias.

Adão e Eva no Paraíso

E na primeira semana do primeiro jubileu, [1-7 A.M.] Adão e sua esposa estavam no jardim do Éden por sete anos cultivando e guardando-o, e nós lhe demos trabalho e o instruímos a fazer tudo o que é adequado para a lavoura.
E ele cultivou (o jardim), e estava nu e não sabia, e não estava envergonhado, e ele protegeu o jardim dos pássaros e bestas e gado, e colheu seu fruto, e comeu, e guardou o restante para si e para sua esposa [e guardou o que estava sendo mantido].
E após a conclusão dos sete anos, que ele completou lá, sete anos exatamente, [8 A.M.] e no segundo mês, no décimo sétimo dia (do mês), a serpente veio e se aproximou da mulher, e a serpente disse à mulher: 'Porventura Deus vos ordenou, dizendo: Não comereis de toda árvore do jardim?'
E ela disse a ela: 'De toda a fruta das árvores do jardim Deus nos disse, Comereis; mas da fruta da árvore que está no meio do jardim Deus nos disse, Não comereis dela, nem tocareis nela, para que não morrais.'
E a serpente disse à mulher: 'Certamente não morrereis; pois Deus sabe que no dia em que dela comerdes, vossos olhos se abrirão, e sereis como deuses, e conhecereis o bem e o mal.
E a mulher viu que a árvore era agradável e agradável aos olhos, e que seu fruto era bom para comer, e ela comeu.
E quando ela primeiro cobriu sua vergonha com folhas de figueira, ela deu a Adão e ele comeu, e seus olhos se abriram, e ele viu que estava nu.
E ele pegou folhas de figueira e as costurou juntas, e fez um avental para si mesmo, e cobriu sua vergonha.
E Deus amaldiçoou a serpente, e ficou irado com ela para sempre...
E Ele ficou irado com a mulher, porque ela ouviu a voz da serpente, e comeu; e Ele disse a ela: 'Multiplicarei grandemente tua dor e teus sofrimentos: em dor darás à luz filhos, e teu desejo será para teu marido, e ele dominará sobre ti.'
E a Adão também ele disse: 'Porque ouviste a voz de tua esposa, e comeste da árvore da qual te ordenei que não comesses, maldita seja a terra por tua causa: espinhos e cardos ela produzirá para ti, e comerás teu pão no suor do teu rosto, até que voltes para a terra de onde foste tirado; pois és, e ao voltarás.'
E Ele fez para eles túnicas de pele, e os vestiu, e os enviou para fora do Jardim do Éden.
E naquele dia em que Adão saiu do Jardim, ele ofereceu como um cheiro suave uma oferta, incenso, gálbano e estoraque, e especiarias de manhã com o nascer do sol desde o dia em que ele cobriu sua vergonha.
E naquele dia fechou-se a boca de todas as bestas, e do gado, e das aves, e de tudo o que anda, e de tudo o que se move, para que não pudessem mais falar: pois todos tinham falado uns com os outros com um lábio e com uma língua.
E Ele enviou para fora do Jardim do Éden toda carne que estava no Jardim do Éden, e toda carne foi dispersa de acordo com suas espécies e tipos para os lugares que foram criados para eles.

Lei de cobrir sua vergonha promulgada

E a Adão sozinho Ele deu (os meios) para cobrir sua vergonha, de todas as bestas e gado.
Por esta razão, está prescrito nas tábuas celestiais para todos aqueles que conhecem o julgamento da lei, que eles devem cobrir sua vergonha, e não devem se descobrir como os gentios se descobrem.

Adão e Eva vivem em Êldâ

E na lua nova do quarto mês, Adão e sua esposa saíram do Jardim do Éden, e habitaram na terra de Elda na terra de sua criação.
E Adão chamou o nome de sua esposa Eva.
E eles não tiveram filho até o primeiro jubileu, [8 A.M.] e depois disso ele a conheceu.
Agora ele cultivava a terra como lhe fora instruído no Jardim do Éden.