Livro dos Jubileus 15

E no quinto ano da quarta semana deste jubileu, [1979 A.M.] no terceiro mês, no meio do mês, Abrão celebrou a festa das primícias da colheita de grãos.
E ele ofereceu novas ofertas no altar, as primícias da produção, ao Senhor, uma novilha, um bode e uma ovelha no altar como sacrifício queimado ao Senhor; suas ofertas de frutas e suas ofertas de bebidas ele ofereceu sobre o altar com incenso.

Abrão celebra a festa das primícias

E o Senhor apareceu a Abrão e disse-lhe: 'Eu sou o Deus Todo-Poderoso; aprova-te diante de mim e perfeito.
E farei a minha aliança entre mim e ti, e te multiplicarei grandemente.'
E Abrão caiu com o rosto em terra, e Deus falou com ele, e disse:
'Eis que a minha ordenança está contigo, e serás pai de muitas nações.
E teu nome não será mais chamado Abrão, mas teu nome daqui em diante, para sempre, será Abraão. Pois o pai de muitas nações te fiz.
E te farei muito grande, e te farei em nações, e reis sairão de ti.
E estabelecerei a minha aliança entre mim e ti, e tua descendência depois de ti, ao longo de suas gerações, por uma aliança eterna, para que eu seja Deus para ti e para tua descendência depois de ti.
<E darei a ti e à tua descendência depois de ti> a terra onde tens sido peregrino, a terra de Canaã, para que a possuas para sempre, e serei o seu Deus.'
E o Senhor disse a Abraão: 'E quanto a ti, guarda a minha aliança, tu e tua descendência depois de ti: e circuncidai todo macho entre vós, e circuncidai vossos prepúcios, e será um sinal de uma aliança eterna entre mim e vós.
E ao menino no oitavo dia circuncidareis, todo macho ao longo de vossas gerações, aquele que nasceu na casa, ou que comprastes com dinheiro de qualquer estrangeiro, que adquiristes e que não é de tua descendência.
Aquele que nasceu em tua casa certamente será circuncidado, e aqueles que compraste com dinheiro serão circuncidados, e minha aliança estará em vossa carne por uma ordenança eterna.
E o macho incircunciso que não for circuncidado na carne de seu prepúcio no oitavo dia, aquela alma será cortada de seu povo, pois ele quebrou minha aliança.'

O nome de Sarai é mudado e Isaak prometido

E Deus disse a Abraão: 'Quanto a Sarai, tua esposa, seu nome não será mais chamado Sarai, mas Sara será o seu nome.
E eu a abençoarei, e te darei um filho por ela, e eu o abençoarei, e ele se tornará uma nação, e reis de nações sairão dele.'
E Abraão caiu com o rosto em terra, e se alegrou, e disse em seu coração: 'Nascerá um filho para aquele que tem cem anos, e Sara, que tem noventa anos, dará à luz?'
E Abraão disse a Deus: 'Ah, que Ismael possa viver diante de ti!'
E Deus disse: 'Sim, e Sara também te dará um filho, e chamarás o seu nome Isaque, e estabelecerei minha aliança com ele, uma aliança eterna, e para sua descendência depois dele.
E quanto a Ismael, também ouvi, e eis que o abençoarei, e o farei grande, e o multiplicarei grandemente, e ele gerará doze príncipes, e o farei uma grande nação.
Mas minha aliança estabelecerei com Isaque, que Sara te dará, nestes dias, no próximo ano.'

Abraão

E Ele cessou de falar com ele, e Deus subiu de Abraão.
E Abraão fez conforme Deus lhe havia dito, e tomou Ismael seu filho, e todos os que nasceram em sua casa, e aqueles que ele comprou com seu dinheiro, todo macho em sua casa, e circuncidou a carne de seus prepúcios.
E naquele mesmo dia foi circuncidado Abraão, e todos os homens de sua casa, <e os nascidos na casa>, e todos aqueles, que ele comprou com dinheiro dos filhos do estrangeiro, foram circuncidados com ele.
Esta lei é para todas as gerações para sempre, e não circuncisão dos dias, e nenhuma omissão de um dia dos oito dias; pois é uma ordenança eterna, ordenada e escrita nas tábuas celestiais.

A circuncisão é uma ordenação eterna

E todo aquele que nasce, cuja carne do prepúcio não é circuncidada no oitavo dia, não pertence aos filhos da aliança que o Senhor fez com Abraão, mas aos filhos da destruição; e não há, além disso, nenhum sinal nele de que ele é do Senhor, mas (ele está destinado) a ser destruído e morto da terra, e a ser arrancado da terra, pois ele quebrou a aliança do Senhor nosso Deus.

Israel compartilha esta honra com os mais altos anjos que foram criados circuncidados

Pois todos os anjos da presença e todos os anjos da santificação foram assim criados desde o dia de sua criação, e antes dos anjos da presença e dos anjos da santificação Ele santificou Israel, para que estivessem com Ele e com Seus santos anjos.
E tu ordenarás aos filhos de Israel e os farás observar o sinal desta aliança para suas gerações como uma ordenança eterna, e eles não serão arrancados da terra.
Pois o mandamento é ordenado para uma aliança, para que o observem para sempre entre todos os filhos de Israel.

Israel sujeito somente a Deus

Pois a Ismael e seus filhos e seus irmãos e Esaú, o Senhor não os fez se aproximar Dele, e não os escolheu porque são os filhos de Abraão, porque Ele os conhecia, mas Ele escolheu Israel para ser Seu povo.
E Ele o santificou, e o reuniu de entre todos os filhos dos homens; pois muitas nações e muitos povos, e todos são Dele, e sobre todos Ele colocou espíritos em autoridade para desviá-los Dele.
Mas sobre Israel Ele não designou nenhum anjo ou espírito, pois Ele sozinho é o seu governante, e Ele os preservará e os exigirá na mão de Seus anjos e Seus espíritos, e na mão de todos os Seus poderes para que Ele os preserve e os abençoe, e que eles sejam Dele e Ele seja deles daqui em diante para sempre.

Futura infidelidade de Israel

E agora eu te anuncio que os filhos de Israel não permanecerão fiéis a esta ordenança, e não circuncidarão seus filhos de acordo com toda esta lei; pois na carne de sua circuncisão omitirão esta circuncisão de seus filhos, e todos eles, filhos de Beliar, deixarão seus filhos incircuncisos como nasceram.
E haverá grande ira do Senhor contra os filhos de Israel, porque abandonaram Sua aliança e se desviaram de Sua palavra, e provocaram e blasfemaram, visto que não observam a ordenança desta lei; pois trataram seus membros como os gentios, para que sejam removidos e arrancados da terra. E não haverá mais perdão ou perdão para eles [para que haja perdão e perdão] por todo o pecado deste erro eterno.