Livro dos Jubileus 13

Abrão parte de Harã para Siquém em Canaã

E Abrão partiu de Harã, e levou Sarai, sua esposa, e Ló, filho de seu irmão Harã, para a terra de Canaã, e chegou a Assur, e seguiu para Siquém, e habitou perto de um carvalho alto.
E ele viu, e eis que a terra era muito agradável desde a entrada de Hamate até o carvalho alto.
E o Senhor disse a ele: 'A ti e à tua descendência darei esta terra.'
E ele construiu um altar ali, e ofereceu sobre ele um sacrifício queimado ao Senhor, que lhe tinha aparecido.
E ele partiu dali para a montanha... Betel a oeste e Ai a leste, e armou sua tenda ali.
E ele viu e eis que a terra era muito vasta e boa, e tudo crescia nela -videiras e figos e romãs, carvalhos e azinheiras, e terebintos e oliveiras, e cedros e ciprestes e tamareiras, e todas as árvores do campo, e havia água nas montanhas.
E ele abençoou o Senhor que o havia tirado de Ur dos caldeus, e o havia trazido a esta terra.
E aconteceu no primeiro ano, na sétima semana, na lua nova do primeiro mês, [1954 A.M.] que ele construiu um altar nesta montanha, e invocou o nome do Senhor: 'Tu, o Deus eterno, és o meu Deus.'
E ele ofereceu sobre o altar um sacrifício queimado ao Senhor para que Ele estivesse com ele e não o abandonasse todos os dias de sua vida.
E ele partiu dali e foi em direção ao sul, e chegou a Hebrom e Hebrom foi construída naquela época, e ele habitou ali dois anos, e foi (de lá) para a terra do sul, para Bealote, e houve fome na terra.
E Abrão foi para o Egito no terceiro ano da semana, e habitou no Egito cinco anos antes que sua esposa fosse tirada dele.
Agora Tanis no Egito foi construída naquela época - sete anos após Hebrom.
E aconteceu quando Faraó tomou Sarai, a esposa de Abrão, que o Senhor afligiu Faraó e sua casa com grandes pragas por causa de Sarai, esposa de Abrão.
E Abrão era muito glorioso por causa das possessões em ovelhas, e gado, e jumentos, e cavalos, e camelos, e servos e servas, e em prata e ouro em grande quantidade. E também, filho de seu irmão, era rico.
E Faraó devolveu Sarai, a esposa de Abrão, e o enviou para fora da terra do Egito, e ele foi para o lugar onde havia armado sua tenda no início, para o lugar do altar, com Ai a leste, e Betel a oeste, e ele abençoou o Senhor seu Deus que o havia trazido de volta em paz.
E aconteceu no quadragésimo primeiro jubileu, no terceiro ano da primeira semana, [1963 A.M.] que ele voltou a este lugar e ofereceu sobre ele um sacrifício queimado, e invocou o nome do Senhor, e disse: 'Tu, o Deus altíssimo, és o meu Deus para todo o sempre.'
E no quarto ano desta semana [1964 A.M.] se separou dele, e habitou em Sodoma, e os homens de Sodoma eram pecadores em excesso.
E isso o entristeceu em seu coração que o filho de seu irmão se separara dele; pois ele não tinha filhos.
Naquele ano em que foi levado cativo, o Senhor disse a Abrão, depois que se separou dele, no quarto ano desta semana: 'Levanta os olhos do lugar onde estás habitando, para o norte e para o sul, e para o oeste e para o leste.
Porque toda a terra que vês darei a ti e à tua descendência para sempre, e farei tua descendência como a areia do mar: embora alguém possa contar o da terra, tua descendência não será contada.
Levanta-te, caminha (pela terra) em seu comprimento e largura, e veja tudo; pois à tua descendência darei.' E Abrão foi para Hebrom, e habitou ali.

Ataque de Quedorlaomer a Sodoma e Gomorra

E naquele ano vieram Quedorlaomer, rei de Elão, e Anrafel, rei de Sinar, e Arioque, rei de Elasar, e Targal, rei das nações, e mataram o rei de Gomorra, e o rei de Sodoma fugiu, e muitos caíram feridos no vale de Sidim, junto ao Mar Salgado.
E levaram cativos Sodoma e Admá e Zeboim, e também levaram cativo Ló, filho do irmão de Abrão, e todas as suas possessões, e foram para Dã.
E um que escapara veio e contou a Abrão que o filho de seu irmão fora levado cativo e (Abrão) armou seus servos domésticos...

Lei dos dízimos promulgada

... para Abrão, e para sua descendência, um décimo dos primeiros frutos ao Senhor, e o Senhor o ordenou como um estatuto para sempre para que o dessem aos sacerdotes que o serviam diante Dele, para que o possuíssem para sempre.
E para esta lei não limite de dias; pois Ele a ordenou para as gerações para sempre para que dessem ao Senhor o décimo de tudo, da semente e do vinho e do azeite e do gado e das ovelhas.
E Ele deu (isso) aos seus sacerdotes para comer e beber com alegria diante Dele.
E o rei de Sodoma veio a ele e se curvou diante dele, e disse: 'Nosso Senhor Abrão, dá-nos as almas que resgataste, mas o despojo seja teu.'
E Abrão lhe disse: 'Levanto minhas mãos ao Deus Altíssimo, que desde um fio até uma correia de sapato não tomarei nada que seja teu para que não digas, eu enriqueci Abrão; salvo o que os jovens comeram, e a porção dos homens que foram comigo - Aner, Escol e Mamre. Estes tomarão sua porção.'