Livro dos Jubileus 10

Espíritos malignos desencaminham os filhos de Noé

E na terceira semana deste jubileu, os demônios impuros começaram a desencaminhar os filhos dos filhos de Noé e a fazê-los errar e destruí-los.
E os filhos de Noé foram ter com Noé, seu pai, e contaram-lhe sobre os demônios que estavam desencaminhando e cegando e matando os filhos de seus filhos.

Oração de Noé

E ele orou diante do Senhor seu Deus e disse: 'Deus dos espíritos de toda carne, que tens mostrado misericórdia para comigo e me salvaste a mim e a meus filhos das águas do dilúvio, e não me fizeste perecer como fizeste com os filhos da perdição; pois a tua graça tem sido grande para comigo, e grande tem sido a tua misericórdia para com a minha alma; que a tua graça se levante sobre meus filhos, e que espíritos malignos não os dominem, para que não os destruam da terra.
Mas abençoa-me a mim e a meus filhos, para que possamos aumentar e multiplicar e encher a terra.
E Tu sabes como os Teus Vigilantes, os pais destes espíritos, agiram em meu tempo; e quanto a estes espíritos que estão vivos, aprisiona-os e mantém-nos firmes no lugar da condenação, e não permitas que tragam destruição sobre os filhos do teu servo, meu Deus; pois estes são malignos e foram criados para destruir.
E que não dominem sobre os espíritos dos vivos; pois Tu podes exercer domínio sobre eles. E que não tenham poder sobre os filhos dos justos daqui em diante e para sempre.'

Mastêma autorizado a reter um décimo de seus espíritos subordinados

E o Senhor nosso Deus ordenou-nos que amarrássemos todos.
E o chefe dos espíritos, Mastêma, veio e disse: 'Senhor, Criador, deixa que alguns deles permaneçam diante de mim, e que ouçam a minha voz, e façam tudo o que eu lhes disser; pois se alguns deles não me forem deixados, não serei capaz de executar o poder da minha vontade sobre os filhos dos homens; pois estes são para corrupção e desvio antes do meu julgamento, pois grande é a maldade dos filhos dos homens.'
E Ele disse: Que a décima parte deles permaneça diante dele, e que nove partes desçam para o lugar da condenação.'
E um de nós Ele ordenou que ensinássemos a Noé todas as suas medicinas; pois Ele sabia que eles não andariam na retidão, nem se esforçariam na justiça.
E fizemos conforme todas as Suas palavras: todos os malignos nós amarramos no lugar da condenação e uma décima parte deles deixamos para que fossem sujeitos diante de Satanás na terra.

Noé ensinado sobre o uso de ervas pelos anjos para resistir aos demônios

E explicamos a Noé todas as medicinas de suas doenças, juntamente com suas seduções, como ele poderia curá-los com ervas da terra.
E Noé escreveu todas as coisas em um livro, conforme o instruímos sobre cada tipo de medicina. Assim, os espíritos malignos foram impedidos de prejudicar os filhos de Noé.
E ele deu tudo o que havia escrito a Sem, seu filho mais velho; pois ele o amava extremamente acima de todos os seus filhos.

Noé morre

E Noé dormiu com seus pais e foi enterrado no Monte Lubar, na terra de Ararate.
Novecentos e cinquenta anos ele completou em sua vida, dezenove jubileus e duas semanas e cinco anos. [1659 A.M.]
E em sua vida na terra ele excedeu os filhos dos homens, exceto Enoque, por causa da retidão, na qual ele era perfeito. Pois o ofício de Enoque foi ordenado como testemunho para as gerações do mundo, para que ele pudesse relatar todas as obras da geração de geração até o dia do julgamento.

Construção de Babel e a confusão das línguas

E no trigésimo terceiro jubileu, no primeiro ano, na segunda semana, Peleg tomou para si uma esposa, cujo nome era Lomna, filha de Sinar, e ela lhe deu um filho no quarto ano desta semana, e ele o chamou de Reu; pois ele disse: 'Eis que os filhos dos homens se tornaram maus por causa do propósito maligno de construir para si uma cidade e uma torre na terra de Sinar.'
Pois eles partiram da terra de Ararate para o leste até Sinar; pois em seus dias eles construíram a cidade e a torre, dizendo: 'Vamos, subamos por ela até o céu.'
E começaram a construir, e na quarta semana fizeram tijolos com fogo, e os tijolos serviram-lhes como pedra, e o barro com o qual os cimentaram era asfalto que saía do mar, e das fontes de água na terra de Sinar.
Eles a construíram: quarenta e três anos [1645-1688 A.M.] eles a construíram; sua largura era de 203 tijolos, e a altura (de um tijolo) era um terço de um; sua altura totalizava 5433 cúbitos e 2 palmos, e (a extensão de uma parede era) treze estádios (e da outra trinta estádios).
E o Senhor nosso Deus disse-nos: Eis que eles são um povo, e (isto) eles começam a fazer, e agora nada lhes será retido. Vamos, desçamos e confundamos a sua linguagem, para que não entendam a fala uns dos outros, e possam ser dispersos em cidades e nações, e um propósito não mais permanecerá com eles até o dia do julgamento.'
E o Senhor desceu, e nós descemos com Ele para ver a cidade e a torre que os filhos dos homens tinham construído.
E Ele confundiu a sua linguagem, e eles não mais se entenderam na fala uns dos outros, e cessaram então de construir a cidade e a torre.
Por esta razão, toda a terra de Sinar é chamada Babel, porque o Senhor ali confundiu toda a linguagem dos filhos dos homens, e dali foram dispersos em suas cidades, cada um conforme sua linguagem e sua nação.
E o Senhor enviou um vento poderoso contra a torre e a derrubou sobre a terra, e eis que estava entre Assur e Babilônia na terra de Sinar, e chamaram-lhe 'Derrubada'.
Na quarta semana, no primeiro ano [1688 A.M.] no seu início, no trigésimo quarto jubileu, foram eles dispersos da terra de Sinar.
E Cam e seus filhos foram para a terra que ele deveria ocupar, que ele adquiriu como sua porção na terra do sul.

Canaã se apodera da Palestina

E Canaã viu a terra do Líbano até o rio do Egito, que era muito boa, e ele não foi para a terra de sua herança para o oeste (ou seja, para) o mar, e ele habitou na terra do Líbano, para o leste e oeste da fronteira do Jordão e da fronteira do mar.
E Cam, seu pai, e Cuche e Mizraim, seus irmãos, disseram-lhe: 'Tu te estabeleceste em uma terra que não é tua, e que não nos coube por sorte: não faças isso; pois se o fizeres, tu e teus filhos cairão na terra e serão amaldiçoados pela sedição; pois pela sedição vos estabelecestes, e pela sedição cairão teus filhos, e tu serás arrancado para sempre.
Não habites na morada de Sem; pois a Sem e a seus filhos coube por sorte.
Maldito és tu, e amaldiçoado serás além de todos os filhos de Noé, pela maldição pela qual nos ligamos por um juramento na presença do juiz santo, e na presença de Noé nosso pai.'

Madai recebe Média

Mas ele não lhes deu ouvidos, e habitou na terra do Líbano desde Hamate até a entrada do Egito, ele e seus filhos até hoje.
E por esta razão aquela terra é chamada Canaã.
E Jafé e seus filhos foram em direção ao mar e habitaram na terra de sua porção, e Madai viu a terra do mar e não lhe agradou, e ele pediu uma (porção) de Ham e Assur e Arpachshad, irmão de sua esposa, e habitou na terra de Média, perto do irmão de sua esposa até hoje.
E ele chamou o seu lugar de habitação, e o lugar de habitação de seus filhos, Média, pelo nome de seu pai Madai.