Epístola de Barnabé 13

A Aliança

Vejamos agora qual é o povo que recebe a herança. Se este, ou se o primeiro.
E a Aliança, é para nós, ou para aqueles? Escutai, então, o que diz a Escritura a respeito do povo: "Isaque rezava pela sua mulher Rebeca, que era estéril, e ela concebeu".
Depois: "Rebeca saiu para consultar o Senhor, e o Senhor lhe disse: duas nações em teu seio e dois povos em tuas entranhas. Um povo dominará o outro, e o mais velho servirá ao mais jovem".
Deveis compreender quem é Isaque e quem é Rebeca, e a quem se referia ao mostrar que este povo é maior do que aquele. Em outra profecia, Jacó se dirige mais claramente ainda a seu filho José, dizendo: "Eis que o Senhor não me privou de tua presença.
Traze-me teus filhos, para que eu os abençoe". Ele levou Efraim e Manasses, querendo que Manassés, o mais velho, recebesse a bênção.
José o conduziu para a mão direita de seu pai Jacó. No entanto, Jacó viu em espírito a prefiguração do povo futuro.
E o que disse ele? "E Jacó cruzou as mãos, e colocou a direita sobre a cabeça de Efraim, o segundo e o mais novo, e o abençoou.
Então José disse a Jacó: 'Desvia tua mão direita e coloca-a sobre a cabeça de Manassés, pois ele é o meu filho primogênito'. Então Jacó disse a José: 'Eu sei, meu filho, eu sei.
O mais velho servirá ao mais jovem, e é este que será abençoado'". Vede a quem ele se referia ao decidir que este povo seria o primeiro e o herdeiro da Aliança.
Se isso ainda nos é lembrado no caso de Abraão, então nosso conhecimento torna-se completo. O que é que ele diz então a Abraão, pelo fato de que somente ele tinha acreditado, e foi estabelecido na justiça?
"Abraão, eis que eu te estabeleci como pai de nações que, embora incircuncisas, acreditam em Deus".