1 Livro de Adão e Eva 63

Mas Adão e Eva, ao se aproximarem da caverna, viram duas figueiras cobertas de frutos e sombreando a caverna.
Então Adão disse a Eva: "Parece-me que nos perdemos. Quando é que estas duas árvores cresceram aqui? Parece-me que o inimigo deseja nos desviar. Acaso tu dirias que na terra uma outra caverna que não esta?
"Ainda assim, ó Eva, entremos na caverna e achemos nela os dois figos; pois esta é a nossa caverna, na qual estávamos. Mas se não acharmos os dois figos nela, então não pode ser a nossa caverna.
Então entraram na caverna e procuraram por seus quatro cantos, mas não encontraram os dois figos.
E Adão chorou e disse a Eva: "Viemos então a uma caverna errada, ó Eva? Parece-me que estas duas figueiras são os dois figos que estavam na caverna." E Eva disse: "Eu, de minha parte, não sei."
Então Adão pos-se de e orou e disse: Deus, Vós nos ordenastes voltar à caverna, pegar os dois figos e então reto- mar a Vós.
"Mas agora não os encontramos. O Deus, ou Vós os pegastes, e plantastes estas duas árvores, ou perdemos nosso caminho; ou o inimigo nos enganou? Se isto for assim, então, ó Deus, revelai-nos o segredo destas árvores e dos dois figos."
Então veio a Palavra de Deus a Adão, e disse-lhe: Adão, 80 quando Eu te enviei para buscar os figos, Satã foi na tua frente à caverna, pegou os figos e enterrou-os do lado de fora, a leste da caverna, pensando em destruí-los; e não plantando-os com boa intenção.
"Não é por sua bondade, então, que estas árvores cresceram instantaneamente; mas Eu tive misericórdia de ti e ordenei-lhes que crescessem. E elas cresceram até se tomarem duas grandes árvores, para que tenhais sombra sob seus galhos, e encontreis repouso, e que Eu vos faça ver Meu poder e Minhas obras maravilhosas.
"E também para mostrar-vos a maldade de Satã e suas obras más, pois desde que saístes do jardim, ele não cessou, não, nem por um único dia sequer, de fazer-vos algum mal. Mas Eu não lhe dei poder sobre vós."
E Deus disse: "Daqui por diante, ó Adão, regozijai-vos com as árvores, tu e Eva; e repousai debaixo delas quando vos sentirdes cansados. Mas não comais de seus frutos, nem vos aproximeis deles".
Então Adão chorou, e disse: Deus, Vós nos mata-reis novamente ou nos expulsareis de Vossa presença e eliminareis nossa vida da face da terra?
Deus, eu Vos imploro, se sabeis que nestas árvores morte ou algum mal,como da primeira vez, arrancai-as de perto de nossa caverna, ou secai-as; e deixai-nos morrer de calor, de fome, e de sede.
"Pois nós conhecemos Vossas obras maravilhosas, ó Deus, sabemos que são grandiosas e que pelo Vosso poder podeis fazer sair uma coisa da outra, independentemente de 81 alguém o desejar. Pois Vosso poder pode transformar rochas em árvores, e árvores em rochas."