1 Enoque 73
A Lua
1DEPOIS dessa lei, eu vi outra, referente ao luminar pequeno, que é a lua.
2O alcance do seu giro é equivalente ao do céu; o carro sobre o qual ela anda é conduzido pelo vento e a luz lhe é proporcionada segundo medidas.
3A cada mês alteram-se seu nascimento e seu acaso; seus dias são semelhantes ao dias solares, e quando sua lua é uniforme (lua cheia), comporta uma sétima parte da luz do sol.
4E assim que ela se apresenta: sua primeira fase aparece no Oriente na trigésima manhã; nesse dia ela fica visível, e assim começa para vós a primeira fase da lua, no trigésimo dia, aparecendo juntamente com o sol, pelo mesmo portão.
5Ela mostra então uma sétima parte de uma das suas metades (lua decrescente), e todo o restante do seu disco é vazio e sem luz, à exceção de um sétimo e um quarto de sétimo da metade da sua luz.
6Quando ela recebe um sétimo da metade da sua luz.
7Então a sua luminosidade comporta um sétimo e a metade de um sétimo.
8Ela se põe juntamente com o sol; e quando o sol se levanta, levanta-se também a luz, e recebe a metade de uma das partes da luz.
9E naquela noite, no início da sua manhã no princípio do seu período, ela põe-se juntamente com o sol, e na mesma noite ela fica invisível nas catorze partes e metade de uma (lua nova).
10Naqueles dias, ela brilha com um sétimo do seu todo, levanta, principia a afastarse do sol e nos dias restantes deixado brilharem as outras treze partes (lua crescente).