1 Enoque 67

Promessa de Deus a Noé: Lugares de punição dos Anjos e dos Reis

1NAQUELES dias a palavra de Deus veio a mim, e disse:
2“Noé! Tua sorte chegou à minha presença; será um destino sem mancha, um destino de amor e de retidão”.
3Agora então os anjos trabalharão as árvores, mas enquanto eles procedem nisto eu colocarei minha mão sobre elas e as preservarei.
4A semente da vida se erguerá dela e uma mudança tomará lugar para que a terra seca não seja deixada vazia.
5Eu estabelecerei tua semente diante de mim para sempre e sempre, e a semente daqueles que habitarem contigo na superfície da terra.
6Ela será abençoada e multiplicada na presença da terra, em nome do Senhor.
7Eles confinarão aqueles anjos que descobriram impiedade.
8Naquele vale ardente é que eles serão confinados, o qual a princípio meu bisavô mostrou-me no oeste, onde há montanhas de ouro e prata, de ferro, de metal maciço, e de estanho.
9Eu vi aquele vale no qual há uma grande perturbação e onde as águas são agitadas.
10E quando tudo isto foi executado, da massa fluída de fogo e na perturbação que prevaleceu naquele lugar, levantou-se um forte cheiro de enxofre que se misturou com as águas; e o vale dos anjos que haviam sido culpados de sedução, queimou-se debaixo da terra.
11Através daquele vale rios de fogo também estavam fluindo, para os quais aqueles anjos serão condenados, os quais seduziram os habitantes da terra.
12E naqueles dias estas águas serão para os reis, aos príncipes, aos exaltados e para os habitantes da terra, para a cura da alma e do corpo e para o julgamento do espírito.
13Seus espíritos serão cheios de luxúria para que eles possam ser julgados em seus corpos; porque eles negaram o Senhor Deus, e apesar de eles perceberem sua condenação dia após dia, não acreditaram em seu nome.
14E como a inflamação de seus corpos será grande, assim seus espíritos sofrerão uma transformação para sempre.
15Pois nenhuma palavra que é pronunciada diante do Senhor Deus será em vão.
16Julgamento veio sobre eles porque eles confiaram em sua luxúria carnal, e negaram o Senhor Deus.
17Naqueles dias as águas daquele vale serão transformadas, pois enquanto os anjos forem julgados, o calor daquelas fontes de águas sofrem umas alterações.
18E enquanto os anjos ascenderem, a água das fontes novamente sofrem umas alterações e congelam.
19Então eu ouvi o santo Miguel respondendo e dizendo: Este julgamento, com o qual os anjos serão julgados, dará testemunho contra os reis, príncipes e aqueles que possuem a terra.
20Pois estas águas de julgamento serão para sua cura e para a morte de seus corpos.
21Mas eles não perceberão e não acreditarão que as águas serão transformadas e tornadas como fogo, que arderá para sempre.