1 Enoque 15

O Altíssimo fala com Enoque

1ENTÃO Ele tomou a palavra, e falou comigo; eu prestei atenção à sua voz:
2“Não temas, Enoque, homem honesto e Escriba da Justiça!
3Vem até aqui e escuta as minhas palavras.
4Vai e dize as Sentinelas dos céus que te enviaram como seu intercessor:
5És tu que deveis interceder pelos homens, não os homens por ti.
6Portanto, deves abandonar o sublime e santo céu, o qual permanece para sempre; deitastes com mulheres; vos corrompestes com as filhas dos homens; tomaste-as para ti esposas; agistes igual aos filhos da terra, e gerastes uma ímpia descendência.
7Vós éreis espirituais, santos, e possuidores de uma vida que é eterna; vos contaminastes com mulheres, procriastes em sangue carnal; cobiçastes o sangue de homens; e fizestes como aqueles que são de carne e sangue.
8Estes, contudo, morrem e perecem.
9Portanto, eu concedi a essas mulheres, que com eles coabitaram, e que com eles geraram filhos, que nada lhes falte sobre a terra.
10Mas desde o princípio fostes feitos espirituais, possuindo uma vida que é eterna, e não sujeito à morte para sempre.
11Portanto, eu não fiz esposas para vós, porque, sendo espirituais, vossa habitação está no céu,
12Agora, os gigantes que têm nascido de espírito e de carne, serão chamados sobre a terra de maus espíritos, e na terra estará a sua habitação.
13Maus espíritos procederão de sua carne, porque eles foram criados de cima; dos santos Sentinelas foi seu princípio e a sua primeira fundação.
14Maus espíritos eles serão sobre a terra, e de espíritos da maldade eles serão chamados.
15A habitação dos espíritos do céu será no céu, mas sobre a terra estará a habitação dos espíritos terrestres, os quais são nascidos na terra.
16Os espíritos dos gigantes serão semelhantes às nuvens, os quais oprimem, corrompem, caem, contendem e confundem sobre a terra.
17Eles causarão lamentação. Nenhuma comida eles comerão; e terão sede; eles se esconderão e não se levantarão contra os filhos dos homens, e contra as mulheres; pois eles virão durante os dias da matança e da destruição.