Zacarias 11
1“Abra as suas portas, ó Líbano, Para que um fogo consuma os seus cedros.
2Lamente, ó junípero, pois o cedro caiu; As árvores majestosas foram destruídas! Lamentem, carvalhos de Basã, Pois a densa floresta foi derrubada!
3Escutem! Os pastores estão lamentando, Pois a majestade deles foi devastada. Escutem! Os leões novos estão rugindo, Pois os densos bosques ao longo do Jordão foram destruídos.
5Seus compradores as matam, mas não são considerados culpados. E os que as vendem dizem: “Louvado seja Jeová, pois vou ficar rico.” E seus pastores não têm nenhuma compaixão delas.’
6“‘Pois não terei mais compaixão dos habitantes desta terra’, diz Jeová. ‘Entregarei cada homem nas mãos do seu próximo e do seu rei; e eles despedaçarão esta terra, e eu não os livrarei das mãos deles.’”
7E, em seu benefício, ó oprimidos do rebanho, passei a pastorear o rebanho que estava destinado à matança. Então peguei dois bastões, e chamei a um de Bondade e ao outro de União, e comecei a pastorear o rebanho.
8E mandei embora três pastores num só mês, pois eu fiquei impaciente com eles; e eles também me detestavam.
9E eu disse: “Não continuarei a pastorear vocês. Que morra aquela que está para morrer, e que seja eliminada aquela que está para ser eliminada. Quanto às que restarem, que devorem a carne umas das outras.”
10Portanto, peguei o meu bastão chamado Bondade e o cortei em pedaços, quebrando o pacto que eu havia feito com todos os povos.
11Então ele foi quebrado naquele dia, e assim os oprimidos do rebanho que me observavam entenderam que isso era a palavra de Jeová.
12E eu disse a eles: “Se acharem melhor assim, paguem o meu salário; mas, se não, não paguem.” E eles pagaram o meu salário, 30 peças de prata.
13Então Jeová me disse: “Lance-o no tesouro — o grandioso valor com que me avaliaram.” Portanto, peguei as 30 peças de prata e as lancei no tesouro da casa de Jeová.
14Depois cortei em pedaços o meu segundo bastão, chamado União, rompendo a fraternidade entre Judá e Israel.
15E Jeová me disse: “Pegue agora o equipamento de um pastor inútil.
16Pois deixarei surgir um pastor nesta terra. Ele não cuidará das ovelhas que estão morrendo; não procurará o filhote, nem curará a ovelha ferida, nem alimentará a saudável. Em vez disso, ele devorará a carne da gorda e arrancará os cascos das ovelhas.
17Ai do meu pastor imprestável, que abandona o rebanho! Uma espada atingirá seu braço e seu olho direito. Seu braço se secará completamente, E seu olho direito ficará totalmente cego.”