Tito 1

Paulo, escravo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo em harmonia com a dos escolhidos de Deus e o conhecimento exato da verdade, que está de acordo com a devoção a Deus
e se baseia numa esperança de vida eterna que Deus, que não pode mentir, prometeu muito tempo atrás
mas, no tempo devido dele, tornou conhecida a sua palavra por meio da pregação confiada a mim, de acordo com a ordem do nosso Salvador, Deus —,
a Tito, filho genuíno segundo a que temos em comum: Que você tenha bondade imerecida e paz da parte de Deus, o Pai, e de Cristo Jesus, nosso Salvador.
Eu deixei você em Creta para que corrigisse as coisas que precisavam ser endireitadas e fizesse designações de anciãos em cada cidade, conforme as instruções que lhe dei:
o ancião deve estar livre de acusação, ser marido de uma esposa e ter filhos crentes que não sejam acusados de devassidão nem de rebeldia.
Porque, como administrador designado por Deus, o superintendente tem de estar livre de acusação, não deve ser obstinado, nem alguém que se ire com facilidade, nem beberrão, nem violento, nem ávido de ganho desonesto,
mas deve ser hospitaleiro, amar o que é bom, ser sensato, justo, leal, ter autodomínio,
apegar-se firmemente à palavra fiel com respeito à sua arte de ensino, para que possa tanto encorajar por meio do ensinamento sadio como repreender os que o contradizem.
Pois muitos homens rebeldes, faladores fúteis e enganadores, especialmente os que se apegam à circuncisão.
É preciso calar a boca deles, porque esses homens persistem em arruinar famílias inteiras, ensinando coisas que não devem, visando ganho desonesto.
Um deles, seu próprio profeta, disse: “Os cretenses são sempre mentirosos, animais ferozes, glutões preguiçosos.”
Esse testemunho é verdadeiro. Por essa razão, continue a repreendê-los com severidade, para que sejam sãos na
e não prestem atenção a fábulas judaicas e a mandamentos de homens que se desviam da verdade.
Todas as coisas são puras para os puros; mas, para os impuros e sem fé, nada é puro, pois tanto a sua mente como a sua consciência estão contaminadas.
Eles declaram publicamente que conhecem a Deus, mas o negam pelas suas obras, porque são detestáveis, desobedientes e não são aprovados para nenhum tipo de boa obra.