Tiago 5

5 Agora, ricos, escutem! Chorem e lamentem por causa das desgraças que virão sobre vocês.
Suas riquezas apodreceram e suas roupas foram roídas pelas traças.
Seu ouro e sua prata foram consumidos pela ferrugem, e a ferrugem deles servirá de testemunho contra vocês e consumirá a sua carne. O que vocês acumularam será como um fogo nos últimos dias.
Vejam! O salário que vocês deixaram de pagar aos trabalhadores que colheram os seus campos está clamando, e os clamores por ajuda da parte dos ceifeiros chegaram aos ouvidos de Jeová dos exércitos.
Vocês tiveram na terra uma vida de luxo, entregue aos prazeres. Engordaram o coração no dia da matança.
Vocês condenaram, assassinaram o justo. Será que ele não se opõe a vocês?
Portanto, sejam pacientes, irmãos, até a presença do Senhor. Vejam como o lavrador fica esperando o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência até chegarem as primeiras e as últimas chuvas.
Vocês também, exerçam paciência; fortaleçam o coração, porque a presença do Senhor se aproxima.
Não resmunguem uns contra os outros, irmãos, para que não sejam julgados. Vejam! O Juiz está às portas.
Irmãos, no que se refere a suportar sofrimentos e a exercer paciência, tomem como modelo os profetas, que falaram em nome de Jeová.
Vejam, consideramos felizes os que perseveraram. Vocês ouviram falar da perseverança de e viram o resultado que Jeová proporcionou; viram que Jeová tem grande compaixão e é misericordioso.
Acima de tudo, meus irmãos, parem de jurar, quer pelo céu, quer pela terra, e parem de fazer qualquer outro juramento. Mas que o seu “sim” signifique sim, e o seu “não”, não, para que vocês não fiquem sujeitos a julgamento.
alguém sofrendo entre vocês? Que ele persista em orar. alguém animado? Que ele cante salmos.
alguém doente entre vocês? Que ele chame os anciãos da congregação, e que eles orem por ele, colocando óleo nele em nome de Jeová.
E a oração de fará que o doente fique bom, e Jeová o levantará. Também, se ele tiver cometido pecados, será perdoado.
Portanto, confessem abertamente os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros, para que sejam curados. A súplica do justo tem um efeito poderoso.
Elias era um homem com sentimentos iguais aos nossos; contudo, quando ele orou com fervor para que não chovesse, não choveu naquela terra por três anos e seis meses.
Então ele orou novamente, e o céu deu chuva, e a terra produziu frutos.
Meus irmãos, se alguém entre vocês for desencaminhado da verdade e outro o fizer voltar,
saibam que quem faz um pecador voltar do seu caminho errado o salvará da morte e cobrirá uma multidão de pecados.