Oséias 4
14 Ouçam a palavra de Jeová, ó povo de Israel, Pois Jeová tem uma causa contra os habitantes desta terra, Porque não há verdade, nem amor leal, nem conhecimento de Deus nesta terra.
2Juramentos falsos, mentiras, assassinatos, Roubos e adultérios se espalharam; E há atos de derramamento de sangue, um após outro.
3Por isso esta terra ficará de luto, E todos os habitantes dela definharão; Os animais selvagens, as aves dos céus E até os peixes do mar morrerão.
4“No entanto, que ninguém discuta nem repreenda, Pois o seu povo é como os que discutem com um sacerdote.
5Por isso você tropeçará em plena luz do dia, E o profeta tropeçará junto com você como se fosse noite. E eu silenciarei a sua mãe.
6Meu povo será silenciado, pois não há conhecimento. Visto que você rejeitou o conhecimento, Eu também o rejeitarei para que não sirva mais como meu sacerdote; E, visto que se esqueceu da lei do seu Deus, Eu também me esquecerei dos seus filhos.
7Quanto mais aumentavam em número, mais pecavam contra mim. Transformarei a glória deles em desonra.
9Acontecerá o mesmo com o povo e com o sacerdote; Ajustarei contas com eles por causa dos seus caminhos, E farei com que sofram as consequências das suas ações.
10Eles comerão, mas não ficarão satisfeitos. Serão promíscuos, mas não aumentarão em número, Porque não fizeram caso de Jeová.
11A prostituição, o vinho e o vinho novo Tiram a motivação para fazer o que é certo.
12Meu povo consulta ídolos de madeira, E faz o que seu bastão lhes diz; Pois o espírito de prostituição faz com que se desviem, E por causa da sua prostituição se recusam a se sujeitar ao seu Deus.
13Oferecem sacrifícios nos cumes dos montes E fazem sacrifícios fumegar nas colinas, Debaixo do carvalho, do estoraque e de toda árvore grande, Porque sua sombra é boa. Por isso é que suas filhas se prostituem E suas noras cometem adultério.
14Não ajustarei contas com as suas filhas por se prostituírem Nem com as suas noras por cometerem adultério, Pois os homens se retiram com as prostitutas E oferecem sacrifícios com as prostitutas de templo. Um povo assim, sem entendimento, será arruinado.
15Embora você se prostitua, Israel, Que Judá não se torne culpado. Não vão a Gilgal nem a Bete-Áven, Nem jurem: ‘Tão certo como Jeová vive!’
16Pois Israel ficou obstinado igual a uma vaca teimosa. Será que Jeová agora os pastoreará como a um carneirinho num campo aberto?
18Quando a cerveja deles acaba, Eles se tornam promíscuos. Os governantes dela amam profundamente a desonra.
19O vento a envolverá nas suas asas, E eles se envergonharão dos seus sacrifícios.”