Números 6

6 Jeová falou mais a Moisés:
“Diga aos israelitas: ‘Se um homem ou uma mulher fizer um voto especial de viver como nazireu para Jeová,
deve se manter afastado de vinho e de outras bebidas alcoólicas. Não deve beber vinagre de vinho nem vinagre de nada alcoólico. Não deve tomar nenhuma bebida feita de uva, nem comer uvas, quer frescas quer secas.
Não deve comer nenhum produto da videira, desde as uvas verdes até as cascas, durante todos os dias do seu nazireado.
“‘Não se deve passar navalha na sua cabeça durante todos os dias do voto do seu nazireado. Ele deve permanecer santo, deixando o cabelo crescer até terminarem os dias em que estiver separado para Jeová.
Não deve se aproximar de uma pessoa morta durante todos os dias em que se mantiver separado para Jeová.
Mesmo que seu pai, sua mãe, seu irmão ou sua irmã morram, ele não pode se tornar impuro, porque tem na cabeça o sinal do seu nazireado ao seu Deus.
“‘Ele será santo para Jeová durante todos os dias do seu nazireado.
Mas, se alguém morrer de repente ao seu lado, e ele tornar impuro seu cabelo, que simboliza sua separação para Deus, ele terá de raspar a cabeça no dia da sua purificação. Deve raspá-la no sétimo dia.
E no oitavo dia deve levar ao sacerdote duas rolas ou dois pombos novos à entrada da tenda de reunião.
O sacerdote oferecerá um como oferta pelo pecado e o outro como oferta queimada, e fará expiação por ele, pois pecou ao se aproximar do morto. Então o nazireu santificará a sua cabeça naquele dia.
E ele se separará novamente para Jeová para recomeçar os dias do seu nazireado, e trará um carneirinho no primeiro ano de vida, como oferta pela culpa. Mas os dias anteriores não serão contados, visto que tornou impuro o seu nazireado.
“‘Esta é a lei a respeito do nazireu: quando ele completar os dias do seu nazireado, será levado à entrada da tenda de reunião.
ele apresentará sua oferta a Jeová: um carneirinho sadio no primeiro ano de vida, como oferta queimada; uma cordeira sadia no primeiro ano de vida, como oferta pelo pecado; um carneiro sadio como sacrifício de participação em comum;
um cesto de pães em forma de anel, sem fermento, feitos com farinha fina misturada com azeite; pães achatados sem fermento, untados com azeite; e as correspondentes ofertas de cereais e de bebida.
O sacerdote os apresentará perante Jeová e fará a oferta pelo pecado e a oferta queimada.
Ele oferecerá a Jeová o carneiro como sacrifício de participação em comum, junto com o cesto de pães sem fermento, e o sacerdote apresentará a correspondente oferta de cereais e de bebida.
“‘Então o nazireu raspará o cabelo da sua cabeça à entrada da tenda de reunião, pegará o cabelo que cresceu durante o seu nazireado e o porá no fogo que está embaixo do sacrifício de participação em comum.
E o sacerdote pegará uma espádua cozida do carneiro, um pão em forma de anel, sem fermento, retirado do cesto, e um pão achatado sem fermento, e os porá nas mãos do nazireu, depois de se ter raspado o sinal do seu nazireado.
E o sacerdote os moverá para frente e para trás como oferta movida perante Jeová. É algo sagrado para o sacerdote, junto com o peito apresentado como oferta movida e a perna dada como contribuição. Depois disso, o nazireu pode beber vinho.
“‘Esta é a lei a respeito do nazireu que faz um voto: se ele tiver condições de fazer uma oferta a Jeová maior do que a exigida pelo seu nazireado e fizer um voto nesse sentido, ele deve cumprir o seu voto em respeito à lei do seu nazireado.’”
Jeová disse então a Moisés:
“Diga a Arão e a seus filhos: ‘É assim que vocês devem abençoar o povo de Israel, dizendo:
“Que Jeová o abençoe e o proteja.
Que Jeová faça brilhar a Sua face sobre você e o favoreça.
Que Jeová olhe com bondade para você e lhe paz.”’
E eles invocarão o meu nome sobre o povo de Israel para que eu os abençoe.”