Números 32

32 Os filhos de Rubem e os filhos de Gade tinham muitos rebanhos. E eles viram que as terras de Jazer e de Gileade eram uma boa região para a criação de rebanhos.
Então os filhos de Gade e os filhos de Rubem se aproximaram de Moisés, de Eleazar, o sacerdote, e dos maiorais da assembleia e disseram:
“Atarote, Dibom, Jazer, Ninra, Hesbom, Eleale, Sebã, Nebo e Beom,
a terra que Jeová derrotou diante da assembleia de Israel, é uma terra boa para a criação de rebanhos, e seus servos têm muitos rebanhos.”
Eles acrescentaram: “Se tivermos achado favor aos seus olhos, deixe que esta seja a terra dada como propriedade aos seus servos. Não nos faça atravessar o Jordão.”
Moisés disse então aos filhos de Gade e aos filhos de Rubem: “E os seus irmãos irão à guerra enquanto vocês ficam morando aqui?
Por que vocês deveriam desanimar o povo de Israel de passar para a terra que Jeová certamente lhes dará?
Foi isso que os seus pais fizeram quando os enviei de Cades-Barneia para ver a terra.
Quando eles chegaram ao vale de Escol e viram a terra, desanimaram o povo de Israel de entrar na terra que Jeová lhes daria.
A ira de Jeová se acendeu naquele dia, de modo que ele jurou:
‘Os homens de 20 anos de idade para cima que saíram do Egito não verão a terra que jurei a Abraão, a Isaque e a Jacó, porque não me seguiram de todo o coração,
com exceção de Calebe, filho de Jefuné, o quenizeu, e Josué, filho de Num, porque seguiram a Jeová de todo o coração.’
Por isso, a ira de Jeová se acendeu contra Israel e ele os fez vaguear pelo deserto por 40 anos, até que toda a geração que fazia o que era mau aos olhos de Jeová chegou ao seu fim.
Agora vocês, descendência de homens pecadores, estão tomando o lugar dos seus pais, a fim de aumentar a ira ardente de Jeová contra Israel.
Se vocês deixarem de segui-lo, ele certamente deixará este povo no deserto mais uma vez, e vocês causarão ruína a todos eles.”
Mais tarde eles se aproximaram dele e disseram: “Deixe-nos construir aqui currais de pedra para os nossos rebanhos e cidades para os nossos filhos.
Mas nós continuaremos prontos para a batalha e iremos adiante dos outros israelitas até que os tenhamos levado ao seu lugar, ao passo que os nossos filhos morarão nas cidades fortificadas, protegidos dos habitantes desta terra.
Não voltaremos às nossas casas até que todos os israelitas tenham recebido sua terra como herança.
Pois não receberemos herança junto com eles do outro lado do Jordão nem mais além, visto que recebemos a nossa herança do lado leste do Jordão.”
Moisés lhes disse: “Se vocês fizerem isso, se vocês se armarem para a guerra perante Jeová,
se cada um de vocês se armar e atravessar o Jordão perante Jeová à medida que ele expulsa Seus inimigos de diante de si
até que a terra seja subjugada diante de Jeová, então vocês poderão voltar e ficar livres de culpa perante Jeová e Israel. E esta terra se tornará sua propriedade perante Jeová.
Mas, se vocês não fizerem isso, terão pecado contra Jeová. Nesse caso, saibam que não escaparão das consequências do seu pecado.
Então podem construir cidades para os seus filhos e currais para os seus rebanhos, mas façam o que prometeram.”
Os filhos de Gade e os filhos de Rubem disseram o seguinte a Moisés: “Seus servos farão assim como meu senhor está ordenando.
Nossos filhos, nossas esposas, nossos rebanhos e todos os nossos animais domésticos ficarão nas cidades de Gileade,
mas os seus servos atravessarão o Jordão, todos os homens armados para a batalha, para guerrear perante Jeová, assim como meu senhor está falando.”
Portanto, Moisés deu ordens a respeito deles a Eleazar, o sacerdote, a Josué, filho de Num, e aos cabeças das casas paternas das tribos de Israel.
Moisés lhes disse: “Se os filhos de Gade e os filhos de Rubem atravessarem o Jordão com vocês, todos os homens armados para a guerra perante Jeová, e a terra for subjugada diante de vocês, então vocês lhes darão a terra de Gileade como propriedade.
Mas, se eles não se armarem e atravessarem com vocês, eles se estabelecerão entre vocês na terra de Canaã.”
Então os filhos de Gade e os filhos de Rubem responderam: “Faremos o que Jeová disse aos seus servos.
Nós nos armaremos e atravessaremos o Jordão perante Jeová para a terra de Canaã, mas a propriedade que receberemos como herança estará deste lado do Jordão.”
Então Moisés deu aos filhos de Gade, aos filhos de Rubem e à meia tribo de Manassés, filho de José, o reino de Siom, rei dos amorreus, e o reino de Ogue, rei de Basã, isto é, as terras que pertencem às cidades desses territórios, e também as cidades do território ao redor.
E os filhos de Gade construíram Dibom, Atarote, Aroer,
Atrote-Sofã, Jazer, Jogbeá,
Bete-Ninra e Bete-Harã, cidades fortificadas; também construíram currais de pedra para os rebanhos.
E os filhos de Rubem construíram Hesbom, Eleale, Quiriataim,
Nebo e Baal-Meom, mudando-lhes o nome, e Sibma. E deram outros nomes às cidades que reconstruíram.
Os filhos de Maquir, filho de Manassés, foram a Gileade e a tomaram, e expulsaram os amorreus que havia nela.
De modo que Moisés deu Gileade a Maquir, filho de Manassés, e ele passou a morar nela.
Jair, descendente de Manassés, foi às aldeias de tendas daquela região e as tomou, e passou a chamá-las de Havote-Jair.
E Noba foi a Quenate e às suas aldeias dependentes e as tomou, e passou a chamá-la de Noba, segundo o seu próprio nome.