Números 25

25 Quando Israel estava morando em Sitim, o povo começou a cometer imoralidade sexual com as filhas de Moabe.
As mulheres convidaram o povo para os sacrifícios dos seus deuses, e o povo começou a comer e a se curvar diante dos seus deuses.
Assim, Israel começou a adorar Baal de Peor, e Jeová ficou furioso com Israel.
Jeová disse a Moisés: “Pegue todos os líderes deste povo, mate-os e pendure-os diante de Jeová em plena luz do dia, para que a ira ardente de Jeová recue de Israel.”
Moisés disse então aos juízes de Israel: “Cada um de vocês deve matar os homens que começaram a adorar Baal de Peor.”
Mas bem naquele instante um dos israelitas trouxe para o meio dos seus irmãos uma midianita, diante dos olhos de Moisés e de toda a assembleia de Israel, enquanto eles choravam à entrada da tenda de reunião.
Vendo isso, Fineias, filho de Eleazar, filho de Arão, o sacerdote, levantou-se imediatamente do meio da assembleia e pegou uma lança.
E foi atrás do homem de Israel para dentro da tenda e traspassou a ambos, ao homem de Israel e à mulher pelas partes genitais dela. Com isso o flagelo sobre os israelitas parou.
Os que morreram por causa do flagelo somaram 24.000.
Jeová disse então a Moisés:
“Fineias, filho de Eleazar, filho de Arão, o sacerdote, afastou do povo de Israel o meu furor, porque não tolerou nenhuma infidelidade para comigo entre eles. Assim, não exterminei os israelitas na minha insistência em devoção exclusiva.
Portanto, diga-lhe que estou fazendo com ele o meu pacto de paz.
E esse será um pacto para um sacerdócio permanente para ele e para a sua descendência, porque ele não tolerou infidelidade para com o seu Deus e fez expiação pelo povo de Israel.”
A propósito, o nome do israelita que foi morto junto com a midianita era Zinri, filho de Salu, maioral de uma casa paterna dos simeonitas.
O nome da midianita que foi morta era Cosbi, filha de Zur; ele era líder dos clãs de uma casa paterna em Midiã.
Mais tarde, Jeová disse a Moisés:
“Hostilizem os midianitas e matem-nos,
porque eles hostilizaram vocês com as ações astutas que praticaram contra vocês no caso de Peor e de Cosbi, filha de um maioral de Midiã e irmã deles, que foi morta no dia do flagelo ocorrido no caso de Peor.”