Números 19
9 Jeová disse mais a Moisés e a Arão:
“Este é um decreto da lei que Jeová ordenou: ‘Diga aos israelitas que lhe tragam uma vaca vermelha, sadia, que não tenha defeito e sobre a qual nunca tenha sido colocado um jugo.
Vocês devem entregá-la a Eleazar, o sacerdote; ele a levará para fora do acampamento, e ela será abatida diante dele.
Então Eleazar, o sacerdote, molhará o dedo no sangue dela e o aspergirá sete vezes em direção à entrada da tenda de reunião.
E a vaca será queimada diante dele. O couro, a carne e o sangue junto com o excremento serão queimados.
E o sacerdote pegará madeira de cedro, hissopo e tecido escarlate e os lançará no fogo onde a vaca estiver sendo queimada.
Então o sacerdote lavará as suas vestes e se banhará em água; depois poderá entrar no acampamento, mas o sacerdote continuará impuro até o anoitecer.
“‘Aquele que queimou a vaca lavará suas roupas em água e se banhará em água, e continuará impuro até o anoitecer.
“‘Um homem que estiver puro recolherá as cinzas da vaca e as colocará num lugar puro fora do acampamento, e elas devem ser guardadas pela assembleia de Israel para preparar a água que será usada para purificação. É uma oferta pelo pecado.
Quem ajuntar as cinzas da vaca lavará suas roupas e ficará impuro até o anoitecer. “‘Isto será um decreto permanente para os israelitas e para o estrangeiro que mora entre eles.
Quem tocar num morto ficará impuro por sete dias.
Ele deve se purificar com a água da purificação no terceiro dia, e no sétimo dia ficará puro. Mas, se não se purificar no terceiro dia, não ficará puro no sétimo dia.
Todo aquele que tocar no cadáver de uma pessoa e não se purificar estará profanando o tabernáculo de Jeová, e ele será eliminado de Israel. Ele continua impuro, visto que a água da purificação não foi aspergida sobre ele. Ele permanece no seu estado impuro.
“‘Esta é a lei que se aplica quando um homem morre numa tenda: quem entrar na tenda e quem já estiver na tenda ficará impuro por sete dias.
Todo recipiente aberto, sem uma tampa amarrada, ficará impuro.
Quem no campo aberto tocar em alguém que foi morto à espada, ou num cadáver ou osso humano, ou numa sepultura, ficará impuro por sete dias.
Deve-se pegar para o impuro um pouco das cinzas da oferta pelo pecado que foi queimada, colocar num recipiente e derramar sobre elas água tirada de uma fonte.
Então um homem que estiver puro pegará hissopo, o mergulhará na água e aspergirá a água sobre a tenda, sobre todos os recipientes, sobre as pessoas que estavam lá e sobre aquele que tocou num osso, num homem que foi morto, num cadáver ou numa sepultura.
Aquele que estiver puro aspergirá a água sobre aquele que estiver impuro, no terceiro e no sétimo dia; e no sétimo dia o purificará de pecado. Então o impuro deve lavar suas roupas e se banhar em água, e ao anoitecer ficará puro.
“‘Mas o homem que estiver impuro e que não se purificar, esse homem será eliminado da congregação, visto que profanou o santuário de Jeová. A água da purificação não foi aspergida sobre ele, por isso ele está impuro.
“‘Isto será um decreto permanente para eles: aquele que aspergir a água da purificação deverá lavar suas roupas, e aquele que tocar na água da purificação ficará impuro até o anoitecer.
Qualquer coisa em que o impuro tocar ficará impura, e a pessoa que tocar nela ficará impura até o anoitecer.’”