Números 10
0 Jeová disse a Moisés:
“Faça duas trombetas; faça-as de prata batida a martelo, e use-as para convocar a assembleia e para dar o sinal de levantar acampamento.
Quando as duas trombetas forem tocadas, toda a assembleia será convocada a comparecer perante você à entrada da tenda de reunião.
Se apenas uma for tocada, só os maiorais, os cabeças dos milhares de Israel, serão convocados a comparecer perante você.
“Quando for dado um toque trêmulo, os acampamentos dos que estão ao leste devem partir.
Quando for dado um toque trêmulo pela segunda vez, os acampamentos dos que estão ao sul devem partir. Deve-se dar esse tipo de toque de trombeta cada vez que um dos acampamentos for partir.
“Para convocar a congregação, as trombetas devem ser tocadas, mas não com os toques trêmulos.
Os filhos de Arão, os sacerdotes, devem tocar as trombetas; isso será um decreto permanente para vocês, por todas as suas gerações.
“Se na sua terra vocês entrarem numa guerra contra um opressor que os esteja hostilizando, vocês deverão dar um toque de guerra com as trombetas, e Jeová, seu Deus, se lembrará de vocês e os salvará dos seus inimigos.
“Também nas suas ocasiões alegres — nas suas festividades e no começo dos meses — vocês devem tocar as trombetas diante das suas ofertas queimadas e dos seus sacrifícios de participação em comum; elas servirão de recordação perante seu Deus em favor de vocês. Eu sou Jeová, seu Deus.”
No segundo ano, no dia 20 do segundo mês, a nuvem se elevou de cima do tabernáculo do Testemunho.
Então os israelitas começaram a partir do deserto do Sinai na ordem estabelecida para as suas partidas, e a nuvem parou no deserto de Parã.
Essa foi a primeira vez que eles partiram seguindo a ordem de Jeová dada por meio de Moisés.
Assim, o grupo de três tribos do acampamento dos filhos de Judá partiu primeiro, segundo as suas divisões, e Nasom, filho de Aminadabe, estava no comando das divisões.
Netanel, filho de Zuar, estava no comando da divisão da tribo dos filhos de Issacar.
E Eliabe, filho de Helom, estava no comando da divisão da tribo dos filhos de Zebulão.
Quando o tabernáculo foi desmontado, os filhos de Gérson e os filhos de Merari, que carregavam o tabernáculo, partiram.
Então o grupo de três tribos do acampamento de Rubem partiu, segundo as suas divisões, e Elizur, filho de Sedeur, estava no comando das divisões.
Selumiel, filho de Zurisadai, estava no comando da divisão da tribo dos filhos de Simeão.
E Eliasafe, filho de Deuel, estava no comando da divisão da tribo dos filhos de Gade.
Então partiram os coatitas, que carregavam os objetos do santuário. O tabernáculo deveria estar montado quando eles chegassem.
Então o grupo de três tribos do acampamento dos filhos de Efraim partiu, segundo as suas divisões, e Elisama, filho de Amiúde, estava no comando das divisões.
Gamaliel, filho de Pedazur, estava no comando da divisão da tribo dos filhos de Manassés.
E Abidã, filho de Gideoni, estava no comando da divisão da tribo dos filhos de Benjamim.
Então o grupo de três tribos do acampamento dos filhos de Dã partiu, segundo as suas divisões, formando a retaguarda para todos os acampamentos, e Aiezer, filho de Amisadai, estava no comando das divisões.
Pagiel, filho de Ocrã, estava no comando da divisão da tribo dos filhos de Aser.
E Aira, filho de Enã, estava no comando da divisão da tribo dos filhos de Naftali.
Essa era a ordem de partida que os israelitas e as suas divisões seguiam quando partiam.
Moisés disse então a Hobabe, filho de Reuel, o midianita, sogro de Moisés: “Estamos partindo para o lugar a respeito do qual Jeová disse: ‘Eu o darei a vocês.’ Venha conosco, e nós o trataremos bem, porque Jeová prometeu boas coisas a Israel.”
Mas ele respondeu: “Não irei. Voltarei para a minha terra e para os meus parentes.”
Então ele disse: “Por favor, não nos deixe, pois você conhece os lugares onde devemos acampar no deserto e poderá servir como nosso guia.
Se você vier conosco, a mesma bondade que Jeová nos demonstrar, nós certamente demonstraremos a você.”
Assim, partiram do monte de Jeová e viajaram três dias, e a Arca do Pacto de Jeová foi à frente deles durante essa viagem de três dias em busca de um lugar de descanso para eles.
E a nuvem de Jeová estava sobre eles de dia, quando partiram do local onde estavam acampados.
Sempre que a Arca era mudada de lugar, Moisés dizia: “Levanta-te, ó Jeová, e sejam espalhados os teus inimigos; fujam de diante de ti os que te odeiam.”
E, quando ela parava, ele dizia: “Volta, ó Jeová, aos incontáveis milhares de Israel.”