Neemias 12
2 Estes foram os sacerdotes e os levitas que voltaram com Zorobabel, filho de Sealtiel, e com Jesua: Seraías, Jeremias, Esdras,
Amarias, Maluque, Hatus,
Secanias, Reum, Meremote,
Ido, Ginetoi, Abias,
Miamim, Maadias, Bilga,
Semaías, Joiaribe, Jedaías,
Salu, Amoque, Hilquias e Jedaías. Esses eram os cabeças dos sacerdotes e dos seus irmãos nos dias de Jesua.
Os levitas eram Jesua, Binui, Cadmiel, Serebias, Judá e Matanias, que conduzia os cânticos de agradecimento junto com seus irmãos.
Bacbuquias e Uni, seus irmãos, ficavam de frente para eles, servindo como guardas.
Jesua tornou-se pai de Joiaquim, Joiaquim tornou-se pai de Eliasibe, e Eliasibe de Joiada.
Joiada tornou-se pai de Jonatã, e Jonatã tornou-se pai de Jadua.
Nos dias de Joiaquim, estes eram os sacerdotes, os cabeças de casas paternas: Meraías, da casa de Seraías; Hananias, da casa de Jeremias;
Mesulão, da casa de Esdras; Jeoanã, da casa de Amarias;
Jonatã, da casa de Maluqui; José, da casa de Sebanias;
Adna, da casa de Harim; Helcai, da casa de Meraiote;
Zacarias, da casa de Ido; Mesulão, da casa de Ginetom;
Zicri, da casa de Abias; . . ., da casa de Miniamim; Piltai, da casa de Moadias;
Samua, da casa de Bilga; Jeonatã, da casa de Semaías;
Matenai, da casa de Joiaribe; Uzi, da casa de Jedaías;
Calai, da casa de Salai; Éber, da casa de Amoque;
Hasabias, da casa de Hilquias; e Netanel, da casa de Jedaías.
Os cabeças das casas paternas dos levitas, bem como dos sacerdotes, foram registrados nos dias de Eliasibe, Joiada, Joanã e Jadua, isto é, até o reinado de Dario, o persa.
Os levitas que eram cabeças de casas paternas foram inscritos no livro dos registros históricos até os dias de Joanã, filho de Eliasibe.
Os cabeças dos levitas eram Hasabias, Serebias e Jesua, filho de Cadmiel; e seus irmãos ficavam de frente para eles, um grupo de guardas ao lado de outro grupo de guardas, para oferecer louvores e agradecimentos de acordo com as instruções de Davi, o homem do verdadeiro Deus.
Matanias, Bacbuquias, Obadias, Mesulão, Talmom e Acube montavam guarda como porteiros, vigiando os depósitos que ficavam junto aos portões.
Eles serviram nos dias de Joiaquim, filho de Jesua, filho de Jozadaque, e nos dias de Neemias, o governador, e de Esdras, o sacerdote e copista.
Por ocasião da inauguração das muralhas de Jerusalém, procuraram os levitas e os trouxeram a Jerusalém, de todos os lugares onde moravam, para celebrar a inauguração com alegria e cânticos de agradecimento, com címbalos, instrumentos de cordas e harpas.
E os filhos dos cantores se reuniram, vindo do distrito, de todos os arredores de Jerusalém, dos povoados dos netofatitas,
de Bete-Gilgal, e dos campos de Geba e de Azmavete, pois os cantores tinham construído seus próprios povoados ao redor de Jerusalém.
E os sacerdotes e os levitas se purificaram, e purificaram também o povo, os portões e a muralha.
Então fiz os príncipes de Judá subir ao alto da muralha. Além disso, organizei dois grandes coros de agradecimento e dois grupos de pessoas para segui-los. Um foi para a direita, pelo alto da muralha, em direção ao Portão dos Montes de Cinzas.
Osaías e metade dos príncipes de Judá foram atrás deles,
junto com Azarias, Esdras, Mesulão,
Judá, Benjamim, Semaías e Jeremias.
Com eles estavam alguns dos filhos dos sacerdotes com trombetas: Zacarias, filho de Jonatã, filho de Semaías, filho de Matanias, filho de Micaías, filho de Zacur, filho de Asafe,
e seus irmãos Semaías, Azarel, Milalai, Gilalai, Maai, Netanel, Judá e Hanani. Eles usavam os instrumentos musicais de Davi, o homem do verdadeiro Deus; e Esdras, o copista, ia à frente deles.
No Portão da Fonte, seguiram em frente pela subida da muralha, passando por cima da Escadaria da Cidade de Davi e acima da Casa de Davi, e seguiram até o Portão das Águas, do lado leste.
O outro coro de agradecimento foi pelo lado oposto, e eu fui atrás dele junto com metade do povo, seguindo pelo alto da muralha, passando pela Torre dos Fornos, até a Muralha Larga
e o Portão de Efraim, o Portão da Cidade Antiga, o Portão do Peixe, a Torre de Hananel, a Torre de Meá e o Portão das Ovelhas, parando no Portão da Guarda.
Por fim, os dois coros de agradecimento pararam diante da casa do verdadeiro Deus, bem como eu, acompanhado de metade dos subgovernadores,
e os sacerdotes Eliaquim, Maaseias, Miniamim, Micaías, Elioenai, Zacarias e Hananias, com suas trombetas,
e também Maaseias, Semaías, Eleazar, Uzi, Jeoanã, Malquias, Elão e Ezer. E os cantores cantaram alto sob a supervisão de Izraías.
Naquele dia ofereceram grandes sacrifícios e se alegraram, pois o verdadeiro Deus os fez alegrar-se muito. As mulheres e as crianças também se alegraram, de modo que a alegria de Jerusalém podia ser ouvida de longe.
Naquele dia foram designados homens como encarregados dos depósitos para as contribuições, para as primícias e para os décimos. Ali deveriam recolher o que trouxessem dos campos das cidades como porções exigidas pela Lei para os sacerdotes e para os levitas, pois havia alegria em Judá por causa dos sacerdotes e dos levitas que estavam em serviço.
E eles começaram a cuidar dos deveres para com o seu Deus e da obrigação para com a purificação, e o mesmo fizeram os cantores e os porteiros, de acordo com as instruções de Davi e de seu filho Salomão.
Pois há muito tempo, nos dias de Davi e de Asafe, havia regentes para os cantores e para os cânticos de louvor e de agradecimento a Deus.
Nos dias de Zorobabel e nos dias de Neemias, todo o Israel dava porções aos cantores e aos porteiros para as suas necessidades diárias. Também separavam a porção dos levitas, e os levitas separavam a porção dos descendentes de Arão.