Neemias 12
12 Estes foram os sacerdotes e os levitas que voltaram com Zorobabel, filho de Sealtiel, e com Jesua: Seraías, Jeremias, Esdras,
2Amarias, Maluque, Hatus,
3Secanias, Reum, Meremote,
4Ido, Ginetoi, Abias,
5Miamim, Maadias, Bilga,
6Semaías, Joiaribe, Jedaías,
7Salu, Amoque, Hilquias e Jedaías. Esses eram os cabeças dos sacerdotes e dos seus irmãos nos dias de Jesua.
8Os levitas eram Jesua, Binui, Cadmiel, Serebias, Judá e Matanias, que conduzia os cânticos de agradecimento junto com seus irmãos.
9Bacbuquias e Uni, seus irmãos, ficavam de frente para eles, servindo como guardas.
10Jesua tornou-se pai de Joiaquim, Joiaquim tornou-se pai de Eliasibe, e Eliasibe de Joiada.
11Joiada tornou-se pai de Jonatã, e Jonatã tornou-se pai de Jadua.
12Nos dias de Joiaquim, estes eram os sacerdotes, os cabeças de casas paternas: Meraías, da casa de Seraías; Hananias, da casa de Jeremias;
13Mesulão, da casa de Esdras; Jeoanã, da casa de Amarias;
14Jonatã, da casa de Maluqui; José, da casa de Sebanias;
15Adna, da casa de Harim; Helcai, da casa de Meraiote;
16Zacarias, da casa de Ido; Mesulão, da casa de Ginetom;
17Zicri, da casa de Abias; . . ., da casa de Miniamim; Piltai, da casa de Moadias;
18Samua, da casa de Bilga; Jeonatã, da casa de Semaías;
19Matenai, da casa de Joiaribe; Uzi, da casa de Jedaías;
20Calai, da casa de Salai; Éber, da casa de Amoque;
21Hasabias, da casa de Hilquias; e Netanel, da casa de Jedaías.
22Os cabeças das casas paternas dos levitas, bem como dos sacerdotes, foram registrados nos dias de Eliasibe, Joiada, Joanã e Jadua, isto é, até o reinado de Dario, o persa.
23Os levitas que eram cabeças de casas paternas foram inscritos no livro dos registros históricos até os dias de Joanã, filho de Eliasibe.
24Os cabeças dos levitas eram Hasabias, Serebias e Jesua, filho de Cadmiel; e seus irmãos ficavam de frente para eles, um grupo de guardas ao lado de outro grupo de guardas, para oferecer louvores e agradecimentos de acordo com as instruções de Davi, o homem do verdadeiro Deus.
25Matanias, Bacbuquias, Obadias, Mesulão, Talmom e Acube montavam guarda como porteiros, vigiando os depósitos que ficavam junto aos portões.
26Eles serviram nos dias de Joiaquim, filho de Jesua, filho de Jozadaque, e nos dias de Neemias, o governador, e de Esdras, o sacerdote e copista.
27Por ocasião da inauguração das muralhas de Jerusalém, procuraram os levitas e os trouxeram a Jerusalém, de todos os lugares onde moravam, para celebrar a inauguração com alegria e cânticos de agradecimento, com címbalos, instrumentos de cordas e harpas.
28E os filhos dos cantores se reuniram, vindo do distrito, de todos os arredores de Jerusalém, dos povoados dos netofatitas,
29de Bete-Gilgal, e dos campos de Geba e de Azmavete, pois os cantores tinham construído seus próprios povoados ao redor de Jerusalém.
30E os sacerdotes e os levitas se purificaram, e purificaram também o povo, os portões e a muralha.
31Então fiz os príncipes de Judá subir ao alto da muralha. Além disso, organizei dois grandes coros de agradecimento e dois grupos de pessoas para segui-los. Um foi para a direita, pelo alto da muralha, em direção ao Portão dos Montes de Cinzas.
32Osaías e metade dos príncipes de Judá foram atrás deles,
33junto com Azarias, Esdras, Mesulão,
34Judá, Benjamim, Semaías e Jeremias.
35Com eles estavam alguns dos filhos dos sacerdotes com trombetas: Zacarias, filho de Jonatã, filho de Semaías, filho de Matanias, filho de Micaías, filho de Zacur, filho de Asafe,
36e seus irmãos Semaías, Azarel, Milalai, Gilalai, Maai, Netanel, Judá e Hanani. Eles usavam os instrumentos musicais de Davi, o homem do verdadeiro Deus; e Esdras, o copista, ia à frente deles.
37No Portão da Fonte, seguiram em frente pela subida da muralha, passando por cima da Escadaria da Cidade de Davi e acima da Casa de Davi, e seguiram até o Portão das Águas, do lado leste.
38O outro coro de agradecimento foi pelo lado oposto, e eu fui atrás dele junto com metade do povo, seguindo pelo alto da muralha, passando pela Torre dos Fornos, até a Muralha Larga
39e o Portão de Efraim, o Portão da Cidade Antiga, o Portão do Peixe, a Torre de Hananel, a Torre de Meá e o Portão das Ovelhas, parando no Portão da Guarda.
40Por fim, os dois coros de agradecimento pararam diante da casa do verdadeiro Deus, bem como eu, acompanhado de metade dos subgovernadores,
41e os sacerdotes Eliaquim, Maaseias, Miniamim, Micaías, Elioenai, Zacarias e Hananias, com suas trombetas,
42e também Maaseias, Semaías, Eleazar, Uzi, Jeoanã, Malquias, Elão e Ezer. E os cantores cantaram alto sob a supervisão de Izraías.
43Naquele dia ofereceram grandes sacrifícios e se alegraram, pois o verdadeiro Deus os fez alegrar-se muito. As mulheres e as crianças também se alegraram, de modo que a alegria de Jerusalém podia ser ouvida de longe.
44Naquele dia foram designados homens como encarregados dos depósitos para as contribuições, para as primícias e para os décimos. Ali deveriam recolher o que trouxessem dos campos das cidades como porções exigidas pela Lei para os sacerdotes e para os levitas, pois havia alegria em Judá por causa dos sacerdotes e dos levitas que estavam em serviço.
45E eles começaram a cuidar dos deveres para com o seu Deus e da obrigação para com a purificação, e o mesmo fizeram os cantores e os porteiros, de acordo com as instruções de Davi e de seu filho Salomão.
46Pois há muito tempo, nos dias de Davi e de Asafe, havia regentes para os cantores e para os cânticos de louvor e de agradecimento a Deus.
47Nos dias de Zorobabel e nos dias de Neemias, todo o Israel dava porções aos cantores e aos porteiros para as suas necessidades diárias. Também separavam a porção dos levitas, e os levitas separavam a porção dos descendentes de Arão.