Miquéias 6
16 Ouçam, por favor, o que Jeová está dizendo. Levantem-se, apresentem a sua causa diante dos montes, E que as colinas ouçam a sua voz.
2Ouçam, ó montes, a causa de Jeová, Vocês, sólidos alicerces da terra, Pois Jeová tem uma causa contra o seu povo; É contra Israel que ele argumentará:
4Pois eu os tirei da terra do Egito E os resgatei da terra da escravidão; Eu enviei à sua frente Moisés, Arão e Miriã.
5Meu povo, por favor, lembrem-se do que Balaque, rei de Moabe, propôs E do que Balaão, filho de Beor, respondeu a ele, Do que aconteceu de Sitim até Gilgal, Para que vocês conheçam os atos justos de Jeová.”
6Com o que comparecerei perante Jeová? Com o que me curvarei diante do Deus que mora no alto? Comparecerei perante ele com ofertas queimadas, Com bezerros de um ano?
7Será que Jeová terá prazer em milhares de carneiros, Em dezenas de milhares de torrentes de azeite? Darei o meu primogênito pela minha rebeldia, O fruto do meu corpo pelo meu pecado?
8Ele o informou, ó homem, sobre o que é bom. E o que Jeová pede de você? Apenas que pratique a justiça, ame a lealdade E ande modestamente com o seu Deus!
9A voz de Jeová clama à cidade — Os que têm sabedoria prática temerão o teu nome — Prestem atenção à vara e a quem a designou.
10Será que na casa de quem é mau ainda existem os tesouros da maldade, E a efa reduzida, que é detestável?
11Por acaso posso ser puro com uma balança falsa, Com uma bolsa de pesos de pedra fraudulentos?
12Pois os homens ricos dela estão cheios de violência, E os seus habitantes falam mentiras; Eles têm na boca uma língua falsa.
13“Portanto, eu golpearei você e o ferirei, Deixando-o devastado por causa dos seus pecados.
14Você comerá, mas não ficará satisfeito; Haverá um vazio dentro de você. Você tentará colocar seus bens em lugar seguro, mas não conseguirá salvá-los; E o que você conseguir levar, eu entregarei à espada.
15Você semeará, mas não colherá. Pisará azeitonas, mas não usará o azeite; E pisará uvas, mas não beberá o vinho.
16Pois vocês seguem os decretos de Onri e todas as práticas da casa de Acabe, E andam conforme os conselhos deles. É por isso que farei de você um motivo de terror, E dos habitantes dela um alvo de assobios; E vocês suportarão o desprezo dos povos.”