Miquéias 1
1Esta é a palavra de Jeová que Miqueias de Moresete recebeu em visão a respeito de Samaria e Jerusalém nos dias de Jotão, Acaz e Ezequias, reis de Judá:
2“Ouçam, todos os povos! Prestem atenção, ó terra e tudo o que nela há, E que o Soberano Senhor Jeová seja testemunha contra vocês, Jeová, desde o seu santo templo.
3Vejam! Jeová está saindo do seu lugar; Ele descerá e pisará nos lugares altos da terra.
4Os montes se derreterão debaixo dele, E os vales se partirão Como cera diante do fogo, Como águas correndo por uma encosta íngreme.
5Tudo isso acontecerá por causa da rebeldia de Jacó, Por causa dos pecados da casa de Israel. Qual é a rebeldia de Jacó? Não é Samaria? E quais são os altos sagrados de Judá? Não é Jerusalém?
6Farei de Samaria um montão de ruínas no campo, Um lugar para plantar vinhedos; Atirarei suas pedras dentro do vale E deixarei à vista seus alicerces.
7Todas as suas imagens esculpidas serão despedaçadas, E todos os presentes que ela recebeu como pagamento serão queimados no fogo. Destruirei todos os seus ídolos. Pois ela acumulou essas coisas com o salário de prostituição, E elas se tornarão novamente o salário de prostitutas.”
8Por causa disso lamentarei e chorarei, Andarei descalço e nu. Meu lamento será como o de chacais, E meu gemido como o de avestruzes.
9Pois o ferimento dela é incurável; Chegou até Judá. A praga se espalhou até o portão do meu povo, até Jerusalém.
10“Não anunciem isso em Gate; Não chorem de modo algum. Revolva-se no pó em Bete-Afra.
11Sigam adiante em nudez e em vergonha, ó habitantes de Safir. Os habitantes de Zaanã não saíram. Haverá lamento em Bete-Ezel, e ela retirará o apoio que dá a vocês.
12Os habitantes de Marote esperavam o bem, Mas foi o mal que desceu de Jeová sobre o portão de Jerusalém.
13Atrelem os cavalos ao carro, ó habitantes de Laquis. Você foi o começo do pecado para a filha de Sião, Pois acharam-se em você os atos de rebeldia de Israel.
14Por isso, você dará presentes de despedida a Moresete-Gate. As casas de Aczibe foram algo enganoso para os reis de Israel.
15Ainda trarei a vocês o conquistador, ó habitantes de Maressa. A glória de Israel chegará até Adulão.
16Cortem o cabelo e raspem a cabeça por causa dos seus filhos queridos. Fiquem calvos como a águia, Pois eles foram exilados para longe de você.”