Levítico 20
120 Jeová disse a Moisés:
2“Você deve dizer aos israelitas: ‘Qualquer homem de Israel ou qualquer estrangeiro que mora em Israel que der um dos seus descendentes a Moloque sem falta deve ser morto. O povo da terra deve apedrejá-lo até a morte.
3Eu mesmo me voltarei contra esse homem, e vou eliminá-lo dentre seu povo, porque ele deu um dos seus descendentes a Moloque, profanou meu lugar santo e profanou meu santo nome.
4Se o povo da terra fechar os olhos deliberadamente para a ação desse homem, quando ele der um descendente a Moloque, e não o matarem,
5então eu mesmo certamente me voltarei contra esse homem e sua família. Eliminarei dentre seu povo tanto a ele como a todos os que se juntarem a ele em se prostituir a Moloque.
6“‘Quanto à pessoa que recorrer aos que invocam espíritos e aos adivinhos, cometendo prostituição espiritual com eles, eu certamente me voltarei contra essa pessoa e a eliminarei dentre seu povo.
7“‘Santifiquem-se e tornem-se santos, porque eu sou Jeová, seu Deus.
8Guardem os meus decretos e cumpram-nos. Eu sou Jeová, que os santifico.
9“‘Se houver um homem que amaldiçoe seu pai ou sua mãe, sem falta deve ser morto. Visto que amaldiçoou seu pai ou sua mãe, seu próprio sangue está sobre ele.
10“‘O homem que cometer adultério com a esposa de outro homem, sim, aquele que cometer adultério com a esposa do seu próximo, sem falta deve ser morto, tanto o adúltero como a adúltera.
11O homem que tem relações sexuais com a esposa do seu pai expõe seu pai à vergonha. Ambos sem falta devem ser mortos. O próprio sangue deles está sobre eles.
12Se um homem tem relações sexuais com sua nora, ambos sem falta devem ser mortos. Violaram aquilo que é natural. O próprio sangue deles está sobre eles.
13“‘Se um homem tem relações sexuais com outro homem, assim como se tem relações com uma mulher, ambos fazem algo detestável. Sem falta devem ser mortos. O próprio sangue deles está sobre eles.
14“‘Se um homem toma uma mulher e a mãe dela, isso é um ato obsceno. Devem queimar tanto a ele como a elas no fogo, para que a conduta obscena não continue entre vocês.
15“‘Se um homem tiver relações sexuais com um animal, ele sem falta deve ser morto, e vocês devem matar o animal.
16Se uma mulher se aproximar de algum animal para ter relações sexuais com ele, mate a mulher e o animal. Sem falta devem ser mortos. O sangue deles está sobre eles.
17“‘Se um homem tem relações sexuais com sua irmã, a filha do seu pai ou a filha da sua mãe, e vê a nudez dela, e ela vê a nudez dele, isso é uma vergonha. Eles serão eliminados diante dos olhos dos filhos do seu povo. Ele expôs sua irmã à vergonha. Deve responder pelo seu erro.
18“‘Se um homem se deita com uma mulher menstruada e tem relações sexuais com ela, tanto ele como ela expuseram o fluxo de sangue dela. Ambos serão eliminados dentre seu povo.
19“‘Não tenha relações sexuais com a irmã da sua mãe nem com a irmã do seu pai, porque isso exporia uma parente consanguínea à vergonha. Ambos devem responder pelo seu erro.
20O homem que tem relações sexuais com a esposa do seu tio expõe seu tio à vergonha. Eles devem responder pelo seu pecado. Devem morrer sem filhos.
21Se um homem toma a esposa do seu irmão, isso é algo abominável. Ele expôs seu irmão à vergonha. Eles devem ficar sem filhos.
22“‘Guardem todos os meus decretos e todas as minhas decisões judiciais, e cumpram-nos, para que vocês não sejam vomitados pela terra à qual os levo para morarem nela.
23Não andem nos decretos das nações que expulso de diante de vocês, pois elas fizeram todas essas coisas, e eu as abomino.
24Por isso eu lhes disse: “Vocês tomarão posse da terra delas, e eu darei a terra a vocês como sua propriedade — uma terra que mana leite e mel. Eu sou Jeová, seu Deus, que os separei dos outros povos.”
25Façam diferença entre o animal puro e o impuro, e entre a ave impura e a pura; não se tornem repugnantes por meio dos animais, das aves e das coisas que rastejam sobre o solo, os quais separei para que vocês considerem impuros.
26Sejam santos para mim, porque eu, Jeová, sou santo; e eu os estou separando dos outros povos para se tornarem meus.
27“‘Qualquer homem ou mulher que invocar espíritos ou que for adivinho sem falta deve ser morto. O povo deve apedrejá-los até a morte. O próprio sangue deles está sobre eles.’”