Levítico 18

18 Jeová disse ainda a Moisés:
2“Diga aos israelitas: ‘Eu sou Jeová, seu Deus.
3Não se comportem como o povo da terra do Egito, onde vocês moravam, e não façam o que as pessoas fazem na terra de Canaã, a terra para a qual os estou levando. Não andem nos decretos deles.
4Vocês devem cumprir as minhas decisões judiciais, e devem guardar os meus decretos e andar neles. Eu sou Jeová, seu Deus.
5Guardem os meus decretos e as minhas decisões judiciais; quem fizer isso viverá por meio deles. Eu sou Jeová.
6“‘Nenhum de vocês deve se aproximar de um parente próximo para ter relações sexuais com ele. Eu sou Jeová.
7Não tenha relações sexuais com seu pai nem tenha relações sexuais com sua mãe. Ela é sua mãe; não tenha relações sexuais com ela.
8“‘Não tenha relações sexuais com a esposa do seu pai. Isso exporia seu pai à vergonha.
9“‘Não tenha relações sexuais com sua irmã, seja ela filha do seu pai, seja filha da sua mãe, quer ela tenha nascido na mesma casa, quer fora dela.
10“‘Não tenha relações sexuais com a filha do seu filho ou com a filha da sua filha, porque isso seria uma desonra para você.
11“‘Não tenha relações sexuais com a filha da esposa do seu pai, descendente do seu pai, visto que ela é sua irmã.
12“‘Não tenha relações sexuais com a irmã do seu pai. Ela é parente consanguínea do seu pai.
13“‘Não tenha relações sexuais com a irmã da sua mãe, porque ela é parente consanguínea da sua mãe.
14“‘Não exponha o irmão do seu pai à vergonha por ter relações sexuais com a esposa dele. Ela é sua tia.
15“‘Não tenha relações sexuais com sua nora. Ela é esposa do seu filho; não tenha relações sexuais com ela.
16“‘Não tenha relações sexuais com a esposa do seu irmão, pois isso exporia seu irmão à vergonha.
17“‘Não tenha relações sexuais com uma mulher e com a filha dela. Não tome a filha do filho dela, nem a filha da filha dela, para ter relações sexuais. Elas são parentes próximos dela; isso é um ato obsceno.
18“‘Não tome a irmã da sua esposa como esposa rival para também ter relações sexuais com ela enquanto a sua esposa estiver viva.
19“‘Não se aproxime de uma mulher para ter relações sexuais com ela enquanto estiver impura por causa da sua menstruação.
20“‘Não tenha relações sexuais com a esposa do seu próximo, tornando-se assim impuro.
21“‘Não permita que um dos seus descendentes seja oferecido a Moloque. Não profane assim o nome do seu Deus. Eu sou Jeová.
22“‘Não tenha relações sexuais com um homem, assim como se costuma ter com uma mulher. É um ato detestável.
23“‘O homem não deve ter relações sexuais com um animal, tornando-se assim impuro; nem a mulher deve se pôr diante de um animal para ter relações sexuais com ele. É uma violação daquilo que é natural.
24“‘Não se tornem impuros por meio de nenhuma dessas coisas, pois é por meio de todas essas coisas que se tornaram impuras as nações que expulso de diante de vocês.
25Portanto, a terra é impura, e eu trarei sobre ela punição pelo seu erro, e a terra vomitará os seus habitantes.
26Mas vocês, quer o israelita, quer o estrangeiro que mora entre vocês, guardem os meus decretos e as minhas decisões judiciais, e não façam nenhuma dessas coisas detestáveis.
27Pois todas essas coisas detestáveis foram feitas pelos homens que viveram nessa terra antes de vocês, de modo que a terra agora é impura.
28Então a terra não precisará vomitar vocês em razão de a terem profanado, assim como vomitou as nações que viveram nela antes de vocês.
29Caso se faça alguma dessas coisas detestáveis, todos que a fizerem serão eliminados dentre seu povo.
30Cumpram a sua obrigação para comigo, não praticando nenhum dos costumes detestáveis que eram praticados antes de vocês, para que não se tornem impuros por meio deles. Eu sou Jeová, seu Deus.’”